Projeto EcoÁguas Gandarela: confira todos os detalhes em novo vídeo publicado no canal do CBH Rio das Velhas

23/05/2023 - 10:05

O novo vídeo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, publicado no canal do Comitê, no YouTube, apresenta mais detalhes sobre o Projeto EcoÁguas Gandarela, desenvolvido no Parque Nacional da Serra do Gandarela. Além de apresentar o projeto, o vídeo também fala mais sobre o seminário final do projeto, realizado em novembro passado.


O projeto é composto por um conjunto de ações que tiveram o objetivo de promover a proteção dos recursos hídricos para garantir as atividades sustentáveis vinculadas à balneabilidade, turismo, lazer e educação ambiental desses pontos. Desenvolvido a partir dos recursos arrecadados com a cobrança pelo uso da água, o projeto é uma realização do CBH Rio das Velhas e Subcomitê Águas do Gandarela, com apoio técnico da Agência Peixe Vivo, executado pelo Grupo Myr Projetos Sustentáveis.

Mais detalhes

A Serra do Gandarela se localiza no Alto Rio das Velhas, na Cordilheira do Espinhaço e no interior do Quadrilátero Ferrífero, abrangendo Raposos, Rio Acima e Caeté. Esses municípios apresentam atrativos naturais que há́ anos são utilizados para o ecoturismo.

O projeto tem como área de atuação três pontos turísticos: complexo da cachoeira do Viana e do Índio, em Rio Acima; Parque Municipal Ribeirão da Prata, em Raposos; e Cachoeira de Santo Antônio, localizada na divisa entre Caeté e Raposos. As áreas escolhidas se encontram na bacia do Rio das Velhas e são as mais visitadas e, consequentemente, as que mais sofrem impactos com a visitação.


Confira o vídeo na íntegra:


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social