Juntos pelo Rio das Velhas

21/12/2015 - 17:35

A gestão dos recursos hídricos continua preocupando o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas). Os rios de Minas Gerais estão comprometidos, é uma situação insustentável e fatos como o que acometeram o Rio Doce não podem se repetir.

A crise hídrica pela qual passamos em 2015 vai além da falta de chuva. Esta questão está associada, principalmente, à má gestão dos recursos hídricos. Faltam políticas públicas e de gestão comprometidas com a revitalização dos rios. A nossa análise de final de ano mostra que o Rio das Velhas é incapaz de suportar todas as demandas e que está sufocado pelos lançamentos de efluentes não tratados.

Por outro lado, o CBH Rio das Velhas evoluiu. Em 2015, o Comitê teve seu plano diretor atualizado e aprovado, o mesmo norteará as ações estratégicas ao longo de toda a Bacia do Rio das Velhas. Além disso, enxergamos o nosso crescimento por meio de ações importantes no campo da mobilização como o fortalecimento dos Subcomitês, a parceria com as prefeituras na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico, na discussão política da crise hídrica e suas consequências, na definição do conflito pelo uso na região do Alto Rio das Velhas, no fortalecimento da comunicação e na consolidação dos projetos hidroambientais.

Agradeço o apoio, empenho e dedicação de todos os envolvidos nas ações do CBH Rio das Velhas. Mais do que pela Bacia, estamos engajados em uma luta social que contribui para um mundo melhor! Em 2016, a luta continua!

Marcus Vinícius Polignano
Presidente CBH Rio das Velhas

 

Confira o vídeo destacando alguns momentos de 2015