Mês de mobilização e educação ambiental agita a bacia do Rio das Velhas

03/07/2023 - 14:05

Junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, trouxe intensas mobilizações em defesa das águas, coroadas com a Semana do Rio das Velhas, entre 26 e 30/06, promovida anualmente com programação por toda a bacia e que neste ano assinala ainda o aniversário de 25 anos deste que é um dos mais destacados Comitês de Bacia Hidrográfica do país.


Ao longo do mês que abriga o solstício de inverno, conselheiros e mobilizadores do CBH Rio das Velhas levaram, com o coração aquecido, a mensagem de preservação e proteção dos recursos hídricos a cidades dos mais diversos pontos da bacia.

Itabirito, Belo Horizonte, Sete Lagoas, Santo Hipólito, Santana do Pirapama, Buenópolis, Joaquim Felício, Jequitibá e Curvelo foram alguns dos municípios que receberam as equipes do CBH e de seus Subcomitês, em variadas ações de mobilização e educação ambiental organizadas em parceria com prefeituras, instituições da sociedade civil, empresas públicas e privadas.

Maíra Lima, coordenadora do Subcomitê Rio Curimataí, no Baixo Rio das Velhas, e turismóloga na Secretaria de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Joaquim Felício, descreve a série de atividades nos três municípios da Unidade Territorial Estratégica (UTE) – além de Joaquim Felício, Augusto de Lima e Buenópolis: “Trabalhamos muito com as escolas municipais, com blitz educativa, ações dos ‘fiscais da água’, para engajar as crianças no uso racional e sustentável dos recursos hídricos, o desafio do ecoquiz, a confecção de porquinhos-cofre com material reciclável”.

Maíra ressalta a parceria com várias empresas e a organização de diversos estandes, onde “cada entidade apresentava seu trabalho, como a Emater, explicando a importância das barraginhas e das práticas sustentáveis, e o CBH Rio das Velhas, detalhando a importância da bacia hidrográfica”.

Para ela, a mobilização promove “um contato muito mais próximo com os temas e instituições que atuam no território”.


Ações em Buenópolis e Joaquim Felício mobilizaram a comunidade acadêmica local 


Multiplicação

No Médio Alto curso do rio, a realidade não foi diferente. Marley Assiz Lima, coordenadora do SCBH Ribeirão Jequitibá, destacou a “1ª Caminhada Ecológica” realizada na cidade de Jequitibá, em que “a programação ocupou a semana inteira”, mas apontou: “Todos os municípios tiveram atividades, como Funilândia, nas escolas e com teatro, em Sete Lagoas e Prudente de Morais”.

“A gente se multiplicou para se fazer representar”, conta. “Poliana [Valgas, presidenta do CBH Rio das Velhas] participou, no mesmo dia 5, de sessão especial da Câmara de Jequitibá e o Pedro [Silvério, da equipe de Mobilização] estava em Sete Lagoas, na Maratona Empreendedora da Escola Técnica filmando, fotografando e distribuindo material do Comitê. Também estivemos na Câmara, em sessão especial do Dia do Meio Ambiente”.

Marley aposta na “educação ambiental, em usar a linguagem adequada para cada público, para estimular, motivar as pessoas a participar, para colher depois os resultados”.


Primeira Caminhada Ecológica foi uma das atividades realizadas no Médio Alto Rio das Velhas


Oportunidade de ouro

Em Acuruí, distrito de Itabirito, no Alto Velhas, o Festival das Montanhas e Águas de Minas foi o palco principal das ações educativas e de mobilização. Raul Damásio, conselheiro do Subcomitê Nascentes, fala com gosto: “Nossa barraca era a única institucional. Levamos material de divulgação, banners e distribuímos máscaras de Carranca para as crianças. Isso atraiu as famílias, que ficavam mais atentas e dispostas a ouvir”.

“A gente precisa usar todas as armas e recursos para divulgar as ações de proteção”, receita Damásio, “sobretudo com foco nas crianças, de olho no futuro, para quebrar os hábitos sem consciência dos prejuízos que estão causando ao meio ambiente”.

Ele considerou o trabalho “uma oportunidade de ouro para conversar com o povo, divulgar o CBH, o Subcomitê, pessoas que estão chegando e comprando propriedades na região perguntam como preservar. Professoras pegaram material para levar para a sala de aula”.


Festival das Montanhas e Águas de Minas contou com as principais ações de mobilização do Subcomitê Nascentes


No calendário

Curvelo, no Médio-Baixo curso do Rio das Velhas, não ficou de fora da empreitada. Anna Luíza Nascimento, integrante do Subcomitê Santo Antônio-Maquiné e gerente de Meio Ambiente do município, conta como foi a Semana Verde, “primeiro evento com essa dimensão” na cidade: “Foram três dias com muitas entidades, em parceria com empresas públicas e privadas – escolas municipais, estaduais e o CEFET, com coleta seletiva de eletroeletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e óleos, além da doação de mudas frutíferas e nativas à população”.

O evento teve “estande do Subcomitê para distribuir material informativo e educativo e demonstrar o trabalho desenvolvido na região e as campanhas do Comitê”, acrescenta e comemora: “Foi além do esperado, com adesão bem grande da população. A prefeitura pretende institucionalizar a ação no calendário municipal”.


Subcomitê Santo Antônio-Maquiné teve estande durante a programação da Semana Verde, em Curvelo


Confira mais imagens das atividades:


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Paulo Barcala
Fotos: Equipe de Mobilização Social do CBH Rio das Velhas