Momento Rio das Velhas: Expansão da Estação Ecológica de Fechos

23/07/2021 - 16:34

No início do mês de julho, a proposta de expansão da Estação Ecológica de Fechos, em Nova Lima, foi tema de uma audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os participantes foram unânimes no apoio ao Projeto de Lei número 96, de 2019, da deputada Ana Paula Siqueira, da Rede Sustentabilidade, que prevê a expansão da unidade.

Atualmente, a Estação de Fechos abrange uma área de pouco mais de 602 hectares e o PL sugere uma ampliação de 222,12 hectares. De acordo com o texto do projeto, a principal finalidade da área de preservação ambiental é proteger o manancial de água na Bacia do Ribeirão dos Fechos e os ambientes naturais da área.

Para falar sobre a importância da expansão da unidade, o histórico de luta e mobilização da sociedade, e como o projeto tem sido apreciado na ALMG, as convidadas do nosso podcast são Camila Alterthum, integrante do movimento “Fechos Eu Cuido” e do Subcomitê Águas da Moeda do CBH Rio das Velhas, além da deputada estadual Ana Paula Siqueira, da Rede Sustentabilidade, autora do PL. Dê o play!

 

 

Projeto “Fechos eu Cuido”

O CBH Rio das Velhas desenvolveu entre os anos de 2018 e 2019 o projeto hidroambiental “Fechos eu Cuido” com ações de mobilização social para sensibilizar a sociedade em torno da estação ecológica. O projeto promoveu uma série de ações para discutir o potencial hídrico e a expansão da Estação Ecológica de Fechos.

Comunidades e vários setores foram entrevistados para falar sobre a realidade socioeconômica e ambiental no entorno da Estação Ecológica de Fechos. O projeto também realizou fóruns para que especialistas, representantes do poder público, da sociedade civil e de empresas que atuam na região pudessem debater sobre a importância hídrica e ambiental da estação ecológica, sua preservação e expansão. Além disso, diversas ferramentas de comunicação foram produzidas, como: redes sociais, vídeos, boletins informativos, folders, cartazes, kits personalizados e a 2ª Edição da Revista “Fechos, Eu Cuido!”. Tudo para que a Estação Ecológica de Fechos ganhe visibilidade entre a população e possa ser cuidada por todos.

 

 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social