Previsão indica fim da estiagem somente em novembro na bacia do Rio das Velhas

31/08/2021 - 12:06

Em reunião do Convazão (Grupo Gestor de Vazão do Alto Rio das Velhas), nesta sexta-feira (27), a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) apresentou a previsão meteorológica para o Alto Rio das Velhas, região que produz a água que abastece 50% da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), para o período entre setembro de 2021 e março de 2022.

De acordo com a previsão da companhia, haverá a partir de setembro uma recuperação gradativa das chuvas, em forma de pancadas, e que períodos relativamente longos de estiagem deverão se estender até a primeira quinzena de novembro. “A partir então da segunda quinzena de novembro ocorrem chuvas com mais frequência e com duração maior, indicando a ocorrência de episódios de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Tudo indica que a estação chuvosa não se prolongará além de março de 2022”, disse o representante da Cemig e vice-presidente do CBH Rio das Velhas, Renato Júnio Constâncio.

 

Percentis dos cenários previstos por modelos climáticos sazonais com valores absolutos (mm) e em termos relativos. P90 significa que 90% dos cenários estão abaixo dele e P10 significa que 90% dos cenários estão acima deste valor. Já a mediana divide os cenários em 50% deles acima e 50% deles abaixo. Os valores que aparecem nos rótulos representam a mediana, com a qual é trabalhada a previsão. (Fonte Cemig)

Ainda na reunião do dia 27 de agosto, o grupo decidiu manter o sistema integrado de vazão do Rio das Velhas da forma como está. Com isso, as defluências – dos reservatórios contribuintes, especialmente do Sistema Rio de Peixe, da AngloGold Ashanti – e captações – notadamente da Copasa em Bela Fama, a fio d’água no Rio das Velhas – ficam nos mesmos índices das semanas anteriores.

Entre 19 e 25 de agosto, a vazão média do Rio das Velhas em Bela Fama ponto foi de 10,5 m³/s, sendo 3,12 m³/s com contribuição direta do sistema Rio de Peixe. A Copasa captou em média nesse período 6,74 m³/s.

O Convazão tem se reunido semanalmente para alinhar ações emergenciais para a regularização da vazão do Rio das Velhas, com o objetivo de manter o direito de acesso de todos aos recursos hídricos, com prioridade para o abastecimento público e a manutenção dos seus ecossistemas.

 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiz Ribeiro