“Moradia digna com qualidade ambiental e água limpa” foi o tema do 8º Deixem o Onça Beber Água Limpa

13/06/2016 - 21:14

No último sábado (11), aconteceu a 8ª edição do Movimento Deixem o Onça Beber Água Limpa, no Conjunto Ribeiro de Abreu em Belo Horizonte. Para esse ano, o evento trabalhou a temática “Moradia digna com qualidade ambiental e água limpa”.

A ideia de trabalhar o tema foi para discutir a questão da realocação das pessoas que moram em áreas de risco do Ribeirão Onça e também para conscientizar a comunidade sobre os problemas de saneamento na região. Houve também discussões a respeito do Parque do Onça, do novo acesso ao Ribeiro de Abreu e região e da municipalização da MG- 20.

O evento contou com uma programação variada de atividades culturais, de educação ambiental e lazer, de formação e informação, exposições, oficinas e shows para crianças, adultos e comunidade.

Veja as fotos do evento:

[Gallery-H album=’6295781898111005393′ template=’t1]

Na oportunidade, foi assinado o Termo de Cessão de Uso de Espaço da Copasa. O espaço compreende a Fazenda Capitão Eduardo, a qual possui um importante marco histórico na região. O espaço cedido localiza-se no Conjunto Ribeiro de Abreu, próxima a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Onça e nele serão desenvolvidas e fortalecidas atividades socioambientais junto à todos os parceiros.

O Diretor de Operação Metropolitana, Rômulo Thomaz Perilli afirmou que a Copasa quer estar junto da população no sentido de despoluir o Ribeirão do Onça e os rios de Minas Gerais. Além disso, ressaltou a importância da coletividade e da participação da comunidade “não estamos fazendo separado, mas junto e em coletivo. A partir daqui iremos evoluir ainda mais”, reflete.

Para o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), a cessão do espaço da Copasa aos parceiros é um passo na realização de um sonho, o sonho de conquistar cada vez mais espaço, visibilidade e consciência para as questões ambientais. “O sonho deve ser acompanhado de esforço e trabalho na recuperação da bacia”, afirma.

movimentodeixemoonca_cbh_tanto_ohanapadilha-19

Para a assinatura do Termo também estiveram presentes a presidente da Copasa, Sinara Meireles; presidente do COMUPRA, Edimar Martins Cabral ; representante do Instituto Guaicuí, Procópio de Castro; coordenador – geral do Subcomitê Ribeirão Onça, Márcio Lima e presidente da Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas, Júlia Machado.

Veja as fotos do Ribeirão Onça:

[Gallery-H album=’6295784637887420049′ template=’t1]


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br