Mutirão mobiliza para a criação de rua de lazer nas margens do Córrego Tamboril, em Belo Horizonte

18/09/2017 - 14:05

Moradores, voluntários, estudantes e ambientalistas se uniram em um mutirão, nos dias 16 e 17 de setembro, no último fim de semana, no bairro Jardim Felicidade, na região Norte de Belo Horizonte, para realizar ações de melhoria e criação de rua de lazer.

Na rua atrás da Escola Municipal Jardim Felicidade, há nascentes que jorram água para o Córrego Tamboril, que está do outro lado do asfalto. Na bica havia uma caixa d’água que era usada para conter a água e utilizada pela comunidade para a lavagem de carros, para banhos e diversos outros usos de quem passava no local e, recentemente, com a execução do projeto de “Valorização de Nascentes Urbanas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça”, realizado pelo CBH Rio das Velhas, a mina d’água recebeu obras de melhoria e revitalização.

Nesse cenário de relação das pessoas com os caminhos das águas do Córrego Tamboril, afluente do Izidora, que deságua no Ribeirão Onça, interessados se uniram para a transformação desse lugar em uma rua de lazer. “Será uma rua para pedestres e sem a presença de carros. Iremos fazer mobiliários, pintura de quadra e de jogos para brincadeiras, a fim de transformar o local em uma espécie de praça no entorno do curso d’água”, explicou Roberto Andrés, professor de urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG. O mutirão também irá fazer obra de recuperação de área com erosão, plantio de mudas e de limpeza urbana.


Nascente Felicidade revitalizada pelo projeto  de “Valorização de Nascentes Urbanas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça”

Antônio Soares (Toninho) é cuidador da Nascente Felicidade e fala sobre os planos da comunidade. “O nosso sonho é de ver esse quarteirão ser transformado em um parque, pois a nossa comunidade não tem um espaço para o lazer”, informou. O cuidador também destaca que o mutirão mostra como é possível tornar o sonho em realidade com o envolvimento da comunidade nas questões ambientais.

Paula Chagas, moradora do bairro, é um exemplo do envolvimento. “Sempre estive na frente de trabalho do bairro e acredito em mudanças, por meio da busca de melhorias para a comunidade. O nosso maior sonho é ver isso transformado e como algo novo para o Jardim Felicidade”, reflete.

A iniciativa contou com a parceria com a Rede do Jardim Felicidade, Coletivo da Juventude e do Subcomitê Ribeirão Onça.

Veja as fotos do mutirão

Nascente Felicidade – Em março desse ano, o projeto de “Valorização de Nascentes Urbanas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça” inaugurou obras de melhoria e revitalização na Nascente da Felicidade, que situa-se próximo à Escola Municipal Jardim Felicidade.

Na área da cabeceira foram ações de limpeza e plantio de mudas e grama, contenção de barranco em madeira, construção e melhoria dos reservatórios de água e das bicas. Além disso, foi desenvolvido, junto à comunidade, um trabalho de mobilização em instituições locais e um grafite no muro da escola onde fica a nascente, para fortalecer e valorizar a preservação da fonte.

Diagnóstico de Nascentes Urbanas da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça – O projeto de Valorização de Nascentes Urbanas está em sua terceira fase com a elaboração do diagnóstico das nascentes urbanas na bacia hidrográfica do Ribeirão Onça e será executado nas seguintes áreas de abrangência: Baixo Onça; Izidora e Vilarinho. Além disso, a iniciativa irá integrar atividades de mobilização socioambiental, educação ambiental e capacitação.

Os projetos são uma realização do Subcomitê Ribeirão Onça e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas).

Ribeirão Onça

O Ribeirão Onça é um afluente da margem esquerda do Rio das Velhas e tem como principais afluentes o córrego Cachoeirinha e o Ribeirão Izidora que recebe os impactos diretos da ocupação de Venda Nova e região norte de Belo Horizonte. A Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Onça ocupa parte da cidade de Contagem e da região norte de Belo Horizonte e é considerada a que mais polui o Rio das Velhas. Sua área abriga mais de um milhão de pessoas e em parte dos 36,8 km de extensão do Ribeirão, que tem suas margens ocupadas irregularmente, provocando a degradação ambiental ao longo do curso d’água.

Juntamente com o Ribeirão Arrudas, o Onça encontra-se na região mais populosa da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, em Belo Horizonte, Contagem e Sabará. Os ribeirões Onça e Arrudas são responsáveis pela drenagem da maior parte dos esgotos da Região Metropolitana de Belo Horizonte e sofrem com a diminuição das áreas de drenagem natural e ocupação desordenada de encostas e fundos de vale, devido a sua intensa ocupação.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br