Novo marco legal do saneamento é tema de webinário na Semana Rio das Velhas

23/06/2022 - 15:45

No próximo dia 28 de junho (terça-feira), em meio às celebrações em torno da Semana Rio das Velhas, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) irá promover o webinário ‘Novo marco legal do saneamento: desafios e perspectivas para as concessionárias’. A atividade ocorre às 18h30, com transmissão ao vivo no canal do CBH Rio das Velhas no Youtube.


Alinhada ao eixo ‘Saneamento para Todos!’ da campanha ‘Rio das Velhas Eu Faço Parte’, o webinário pretende ouvir as perspectivas e os desafios das concessionárias tendo em vista as definições na Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento).


Confira a relação de palestrantes: 

  • Bruno Vieira Andrade – COPASA (Formado em Economia [UFMG], com MBA em Finanças [Ibmec], pós-graduação em Estatística [UFMG] e mestrado em Economia [Ibmec].
    Atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Relacionamento com Órgãos Reguladores e Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Libertas, tendo atuado, na COPASA-MG, como Gerente de Financiamentos e Convênios, Assessor da Diretoria Financeira e Gerente de Regulação Econômica.
  • Heloísa Cristina França Cavallieri – SAAE Itabirito (Bióloga de formação, mestre em Engenharia Ambiental na área de saneamento, possui experiência na área de meio ambiente, como licenciamentos e outorgas, gestão hídrica e educação ambiental, além da representação em conselhos, comitês e câmeras técnicas de tópicos ambientais e gestão hídrica desde interesse municipal até a bacia federal. Atualmente é gerente técnica do SAAE de ITABIRITO – MG, atua na gestão técnica/operacional em sistemas de saneamento, incluindo gerenciamento de pessoas, contratação de obras, atendimento ao usuário e acompanhamento/execução de planejamento físico-financeiro).
  • Cláudio Luis Campos Mendes – SANEOURO (Gerente jurídico de regulação no grupo GS Inima Brasil. Advogado, graduado pela Mackenzie, com pós-graduações pela PUC e pelo Damásio. Atuação na área de Infraestrutura há 17 anos, sendo os últimos 10 anos dedicados somente a concessões de água e esgoto. Membro do CBH Baixo Tietê desde 2014 representando a ABCON (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Água e Esgoto). Presidente do Conselho Municipal de Saneamento Básico de Araçatuba desde 2020.)
  • Rodrigo Bicalho Polizzi – ARSAE-MG (Engenheiro Civil e Sanitarista. Diretor da ARSAE-MG).
  • Lília Aparecida de Castro – SEMAD (Engenheira Ambiental, mestranda em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, pós graduada em Gestão, Auditoria e Licenciamento Ambiental, Superintendente de Saneamento Básico da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável)
  • Mediação: Flávia Mourão Parreira do Amaral – ABES-MG (Engenheira Civil, com Especialização em Engenharia Sanitária, servidora da Prefeitura de Belo Horizonte, onde já exerceu os cargos de Secretária Municipal Adjunta de Atividades Urbanas, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Secretária de Administração Regional Venda Nova. Foi também Diretora-Geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte – ARMBH (2015-2018). Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Seção Minas Gerais – ABES-MG e Diretora no Sindicato dos Engenheiros no Estado de Minas Gerais – SENGE-MG.

Confira a programação e acompanhe:


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social