Podcast ‘Momento Rio das Velhas’: 10 propostas para lidar com as enchentes em BH

10/03/2020 - 15:00

10 propostas para lidar com as enchentes em Belo Horizonte foram apresentadas à sociedade e ao poder público, em fevereiro, pelos Subcomitês dos Ribeirões Onça e Arrudas, vinculados ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), em conjunto com outras 19 entidades atuantes nas áreas de arquitetura e urbanismo, mobilidade urbana, águas, saneamento e direito à cidade.

Já imaginou o Ribeirão Arrudas de volta à Praça da Estação, o Córrego do Leitão correndo a céu aberto na Praça Marília de Dirceu e a Avenida Vilarinho com cursos d’água limpos? Essas e outras medidas importantes são elencadas na proposta que visa transformar a área urbana e que vão ajudar BH a fazer com que as águas gerem bem-estar ao invés de tragédia.

No sexto programa do podcast ‘Momento Rio das Velhas’, as representantes dos Subcomitês do Ribeirão Onça, Elisa Marques, e Ribeirão Arrudas, Jeanine Oliveira, apresentam essa proposta de reconstrução de uma cidade que seja mais sensível às águas, à natureza e às pessoas. Trata-se de uma mudança de dinâmica urbana, que envolve reduzir ao máximo as emissões, migrar o deslocamento urbano para os transportes coletivos e os modos ativos, aumentar a arborização, garantir permeabilidade do solo, recuperar e proteger nascentes e áreas de recarga hídrica, descanalizar córregos, retirar construções dos fundos dos vales, tratar o esgoto e valorizar a água.

Confira o podcast!

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Luiz Ribeiro e Luciano Mafra