Práticas e soluções para melhoria da qualidade hídrica da bacia do Jequitibá são temas de reunião em Prudente de Morais

30/05/2019 - 13:23

Território que tem seus recursos hídricos afetados por fatores como a agropecuária, o assoreamento, o esgoto, os efluentes industriais, as queimadas, as atividades minerárias e outras situações que interferem na disponibilidade de água na região, a Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirão Jequitibá tem mais de 65% do seu solo suscetível à erosão e é composta pelos municípios Capim Branco, Funilândia, Jequitibá, Prudente de Morais e Sete Lagoas.

Durante a reunião do Subcomitê Ribeirão Jequitibá, realizada na última terça-feira (28) na EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), em Prudente de Morais, foram apresentadas atividades em desenvolvimento como o Projeto Hidroambiental de Difusão de Sistemas Agroecológicos em Propriedades Rurais e o Programa Produtor de Água de Sete Lagoas.

Veja as fotos da visita:

Projeto Hidroambiental de Difusão de Sistemas Agroecológicos em Propriedades Rurais

Percebendo a carência de conhecimento em práticas agroecológicas na região, em 2014 os conselheiros do Subcomitê Ribeirão Jequitibá entenderam que era necessário investir em educação ambiental para atender o público usuário da bacia e melhorar a proteção dos recursos hídricos. Através da parceria entre a EPAMIG, a EMBRAPA e a Emater, foi elaborado o Projeto Hidroambiental de Difusão de Sistemas Agroecológicos em Propriedades Rurais por toda a UTE Ribeirão Jequitibá.

Confira a apresentação do projeto:

 

A partir do financiamento com o Recurso da Cobrança pelo Uso da Água, em 2018 o projeto entrou em fase de execução. Durante a reunião do Subcomitê desta terça-feira foi proposta uma visita em algumas das obras contempladas no projeto. “Nós fizemos a reunião hoje aqui na EPAMIG para os conselheiros conhecerem toda a estrutura, o que foi feito, como o recurso foi aplicado e também para fazer uma divulgação do projeto e buscar as opiniões e sugestões dos conselheiros sobre como está o andamento antes de ser aberto ao público nesta quarta-feira (29)”, explica Marley Lima, coordenadora do Subcomitê Ribeirão Jequitibá.

Dentro da estrutura da EPAMIG foram melhorados e instalados o Banco de Hortaliças Não Convencionais, a Unidade Demonstrativa de Irrigação e a Trilha Ecológica. “Todas essas unidades vão ser usadas como ferramentas para auxiliar na transmissão e na troca de informações sobre educação ambiental, conscientizando o usuário da bacia para a preservação daquilo que é nosso bem maior que é a natureza”, explica a engenheira agrônoma da EPAMIG, Marinalva Pedrosa.

Estrutura da EPAMIG foram melhorados e instalados o Banco de Hortaliças Não Convencionais, a Unidade Demonstrativa de Irrigação e a Trilha Ecológica.

Programa Produtor de Água

Com o propósito de reduzir as erosões, melhorar a qualidade da água e regular o regime hidrológico dos rios, a Secretaria de Meio Ambiente de Sete Lagoas está a frente do Programa Produtor de Água de Sete Lagoas. Financiado pela Agência Nacional de Águas (ANA), o programa faz uso de práticas mecânicas, edáficas e vegetativas de conservação de solo e água. Com a proposta de atuar nas sub-bacias do Paiol e Marinheiro, estão previstas a construção de 300 barraginhas, a readequação de 2,26 km de estradas vicinais, a proteção e reflorestamento de 15 nascentes, o reflorestamento de uma área de 10ha, a construção de 17 km de terraços (terraceamento), o cercamento de 2 mil metros de Área de Proteção Permanente (APP) e o cercamento de 5.652 metros de nascentes.

Com relação ao Pagamento pelos Serviços Ambientais (PSA), serão selecionados Projetos Individuais de Propriedade (PIP), através de um edital, para que seja realizado o pagamento por esse serviço. Esse pagamento, a princípio, será realizado através de recurso disponibilizado pelo SAAE, mas a proposta é que, futuramente, o programa seja financiado pela população beneficiária do resultado do programa. “A ideia é fazer uma pesquisa com a população para ver o que ela pensa sobre disponibilizar um valor na conta de água. Vamos divulgar o programa, explicar e depois ver o que eles acham”, relata Pedro Elysio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sete Lagoas.

Atualmente, o programa está cuidando da fase legal para que se torne uma lei e garanta sua sobrevivência, independente da mudança de gestão municipal. “Eu acredito que juntos nós podemos melhorar a qualidade ambiental na nossa região através das práticas sustentáveis, atrativas, econômicas e exequíveis”, completa Pedro Elysio.

Veja mais detalhes do projeto:

 

UTE Ribeirão Jequitibá

A UTE Ribeirão Jequitibá localiza-se no Médio Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Capim Branco, Funilândia, Jequitibá, Prudente de Morais e Sete Lagoas, ocupa uma área de 624,08 km2 e detém uma população de 145.729 habitantes. Os principais cursos d’água da Unidade são o Ribeirão Paiol, Ribeirão Jequitibá, Córrego Cambaúba, Córrego Saco da Vida e Ribeirão do Matadouro.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Michelle Parron
*Fotos: Michelle Parron