Processo de Diagnóstico das Condições Hidrológicas e Ambientais do Ribeirão Soberbo é iniciado e conta com cadastro de moradores da Serra do Cipó

03/04/2023 - 11:10

Como parte do Programa de Conservação e Produção de Água da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, lançado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Rio das Velhas, foi iniciado o Diagnóstico das Condições Hidrológicas e Ambientais do Ribeirão Soberbo. O projeto é uma realização do CBH Rio das Velhas e do Subcomitê de Bacia Hidrográfica (SCBH) do Rio Cipó, possui apoio da Prefeitura Municipal de Santana do Riacho e é executado pela COBRAPE, empresa contratada por meio de processo licitatório pela Agência Peixe Vivo e responsável pela elaboração de estudos e projetos na microbacia.


Como participar

Todas as propriedades situadas no distrito da Serra do Cipó, em Santana do Riacho – MG, serão mobilizadas a participarem do projeto. Para isso, a equipe técnica visitará os imóveis para cadastramento, com intuito de levantar informações referentes a problemas relacionados ao meio ambiente e ao saneamento, com ênfase no esgotamento sanitário.

Com as informações coletadas, será possível propor soluções para os principais problemas encontrados na microbacia do Ribeirão Soberbo e, assim, elaborar projetos para implantação de solução adequada de esgotamento sanitário para cada uma das propriedades cadastradas. Os projetos elaborados serão apresentados às famílias por meio de oficinas participativas e serão coletados os termos de aceite daquelas que estiverem de acordo com as soluções propostas.

As intervenções serão executadas em fase posterior, pela Agência Peixe Vivo e pelo CBH, sendo financiadas com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água. Assim, os imóveis que aderirem ao projeto não terão custos quando da implantação deste e serão responsáveis pela preservação e manutenção das estruturas instaladas.

Para otimizar a elaboração do diagnóstico, foi elaborado um Formulário de Pré-Cadastro dos imóveis situados no distrito da Serra do Cipó, que pode ser acessado através do link. Este formulário é apenas uma etapa preliminar e cabe frisar que todas as propriedades situadas no distrito serão cadastradas por meio de visitas realizadas pela equipe técnica da COBRAPE. É importante mencionar também que não haverá qualquer tipo de punição para as soluções inadequadas que foram diagnosticadas, o objetivo do trabalho é verificar os problemas e propor soluções que sejam condizentes com a realidade local e aceitas pela população.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e foto: Cobrape