Quarentena não é férias: Serra do Cipó

25/06/2020 - 15:41

A Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas é repleta de belos lugares. Cachoeiras de todos os tipos, vilas aconchegantes, serras com lindas vistas e uma culinária pra lá de reconhecida. Mas vivemos tempos em que o isolamento social é a principal medida para se combater a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Definitivamente, a quarentena não é férias e não é o momento para se viajar e aumentar as chances de transmissão do vírus, especialmente a localidades pequenas, com uma população idosa mais significativa e com uma estrutura pública de saúde mais limitada.

Enquanto vivenciamos esse momento, você pode conhecer alguns desses belos lugares da Bacia do Rio das Velhas por meio da série ‘Conheça e Preserve’. Nesta edição, apresentaremos a Serra do Cipó e o Parque Nacional criado com o objetivo de preservar o território que compreende uma riqueza natural única.

Com a missão e o poder de definir o destino de toda essa exuberância, em setembro de 1984, foi criado nos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro o Parque Nacional da Serra do Cipó, com uma área total de 33.800 hectares. A unidade protege hoje diversas espécies da flora e da fauna brasileiras ameaçadas de extinção, ambientes únicos e paisagens que enchem dos olhos daqueles que testemunham suas belezas.

O título de “Jardim do Brasil” dado pelo paisagista Roberto Burle Marx à Serra do Cipó, em 1950, faz jus a um dos conjuntos naturais mais exuberantes do planeta. A região encanta há séculos viajantes, naturalistas, os atuais turistas e seus moradores, que a redescobrem cotidianamente e tomam consciência de sua singularidade.

A topografia acidentada e a grande quantidade de nascentes formam diversos rios, cachoeiras, cânions e cavernas de excepcional beleza natural. Com altitudes que variam entre 700 e 1.670 metros de altitude, a Serra do Cipó localiza-se na porção sul da Serra do Espinhaço, importante divisor de duas grandes bacias hidrográficas brasileiras: a do São Francisco e a do Rio Doce.

Dentro do parque, opções de banho em cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas são algumas das principais atrações. Há trilhas nas quais é possível observar a grande diversidade da flora e da fauna, além de curiosas rochas pontiagudas presentes em toda a área.

As duas principais atrações do parque são o Cânion das Bandeirinha, a 12 km da sede, e a Cachoeira da Farofa, a 8 km. Nas duas atrações o banho é permitido.


Conheça a Serra do Cipó em fotos: 


Parques Nacionais fechados para visitação em todo o país

Desde o dia 17 de março, em razão da pandemia do coronavírus, todos os parques nacionais do Brasil estão com as visitações suspensas, conforme determinação do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

De acordo com o Núcleo de Gestão Integrada da Parque Nacional da Serra do Cipó e APA Morro da Pedreira, a suspensão da visitação não significou diminuição dos trabalhos, que seguem a todo vapor, especialmente com atividades de monitoramento e fiscalização da unidade. “Os casos de entradas irregulares que ocorrem, ainda considerados poucos, proporcionalmente ao tamanho do parque, têm sido abordados com ações informativas chegando a autuações com aplicação de multas. Nossa intenção é ter a comunidade como aliada da conservação, colaborando com a conscientização dos visitantes”, diz o informativo do mês de junho de 2020 do núcleo.

Santana do Riacho, um dos municípios com o maior território na região da Serra do Cipó, suspendeu nesta quarta-feira (24) a terceira fase da reabertura dos comércios e serviços, prevista para quinta-feira (25). A decisão foi comunicada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da prefeitura, por meio do decreto 045/PMSR/2020 – os comércios essenciais e segmentos já autorizados poderão continuar funcionando, seguindo, sem exceções, as regras dos decretos anteriores.

O documento é assinado pelo prefeito André Ferreira Torres mas, segundo moradores locais, a decisão se deve também a pressão da comunidade que, desde o início de junho, quando pousadas foram reabertas, se organizou para tentar impedir que o turismo desenfreado voltasse em pleno momento de crescimento do número de infectados pelo novo coronavírus.

Quando tudo isso passar, e vai passar, não deixe de conhecer a Serra do Cipó.

O território

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Cipó localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Baldim, Congonhas do Norte, Jaboticatubas, Presidente Juscelino, Santana de Pirapama e Santana do Riacho. A Unidade ocupa uma área de 2.184,86 km² e detém uma população de 7.687 habitantes. Caracteriza-se por ser uma belíssima região, com cachoeiras e lugares com esplendidas formações rochosas. O Rio Cipó é o contribuinte de melhor qualidade de água e maior diversidade de peixes. A Unidade tem como principais rios o Cipó, com 252,12 quilômetros de extensão e o Ribeirão Soberbo, Córrego da Lapinha, Córrego Rio Preto, Córrego Mata Capim e Rio Parauninha.

Já a UTE Jabó-Baldim localiza-se na margem direita no Médio Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Baldim e Jaboticatubas, ocupa uma área de 1082,10 km². A Unidade está inserida na Região Metropolitana de Belo Horizonte e é caracterizada por sua beleza natural, serras, cachoeiras e rios preservados que atraem um número crescente de turistas.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiz Ribeiro
*Fotos: Bianca Aun e Leonardo Ramos