No último sábado (10), o distrito de Ravena, em Sabará, recebeu o quarto Minicurso de Educação Ambiental do projeto hidroambiental que visa o diagnóstico da qualidade e disponibilidade das águas e ações de fomento da agricultura sustentável na região. A atividade abordou a temática de Recursos Hídricos, com foco na apresentação do cadastro de Uso Insignificante.
Ministrada pela bióloga Mônica Braga e pelo engenheiro agrônomo Rafael Sá, a ação deste sábado também contou com atividades de campo, que consistiram em medição de vazão e caracterização macroscópica de curso d’água. Os outros temas abordados nos demais minicursos de educação ambiental promovidos foram: Sustentabilidade Ambiental e Recomposição Florestal, Manejo do Solo e Manejo Sustentável das Atividades Agropecuárias.
Ex-coordenador do Subcomitê Poderoso Vermelho e Gestor da CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura) Minas, projeto de agroecologia e agricultura familiar localizado em Sabará, Júlio Bernardes enalteceu a importância dos minicursos em meio ao contexto geral do projeto hidroambiental implementado no território. “O curso é fundamental pois leva informação para o agricultor sobre a importância do manejo adequado do solo, do uso da água, dentre outros pontos. É mais um instrumento para educar e mobilizar o agricultor nesse esforço conjunto de fomentar a agricultura sustentável na região”, falou.
Bernardes destacou ainda o contexto em que os cursos e o projeto ocorrem na região, agora que a Prefeitura de Belo Horizonte assinou um protocolo de intenções que estabelece a Cooperação Institucional para o Fortalecimento da Agroecologia da Região Metropolitana.
O projeto na UTE (Unidade Territorial Estratégica) Poderoso Vermelho realiza diagnóstico da qualidade e disponibilidade das águas e implantação de uma rede de monitoramento de qualidade da água na sub-bacia do córrego do Brumado, além da execução de ações que visam fomentar a agricultura sustentável de base agroecológica no distrito de Ravena. Ao total, estão sendo investidos mais de R$ 230 mil pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas).
Veja as fotos da atividade:
O território
A UTE Poderoso Vermelho localiza-se no Médio Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas, ocupa uma área de 360,48 km², com uma população de 229.173 habitantes. Os principais rios da Unidade são o Ribeirão Vermelho, Ribeirão Poderoso, Ribeirão das Bicas e Córrego Santo Antônio.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br