Quarta edição da revista do Rio das Velhas é lançada na Plenária

30/08/2016 - 14:24

A quarta edição da revista do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) foi lançada durante a 91ª Plenária, realizada no dia 29 de agosto, no auditório do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), em Belo Horizonte. O objetivo da publicação é mostrar as principais ações do CBH Rio das Velhas, provocar uma reflexão nos leitores e mostrar a importância e as belezas naturais da bacia.

91plenaria_cbh_tanto_ohana-7

A matéria da capa da revista aborda a campanha do CBH Rio das Velhas Água como Direito Humano que promove um debate sobre a água como um direito fundamental à vida. A campanha foi lançada em 2016 e vai nortear as ações do Comitê ao longo do ano e tem como objetivo mostrar que o acesso a água de qualidade é um direito fundamental e que deve ser garantido a todos, mantendo todas as formas de vida.

Outro assunto de destaque são os exemplos dados pelos cuidadores de nascentes na revitalização e preservação da Bacia. Os cuidadores são: Dona Júlia, moradora do bairro Ribeiro de Abreu, em Belo Horizonte e que foi uma das finalistas do Prêmio Bom Exemplo da TV Globo Minas; Nivaldo Azevedo de Várzea da Palma e Odilon Lima de Itabirito.

A Semana do Rio das Velhas realizada entre os dias 14 e 17 de julho, nas cidades de Curvelo e Morro da Garça, também é um importante destaque da revista. Durante o evento foram debatidos temas sobre a qualidade hídrica na Bacia. A Semana do Rio das Velhas contou com o VI Encontro de Subcomitês, Seminário Saneamento e Saúde e FestiVelhas.

O projeto de Biomonitoramento é outro destaque da revista. O objetivo é a de avaliar monitorar ao longo do tempo as mudanças ambientais a partir de impactos como o desmatamento, lançamentos de esgotos, de efluentes industriais e de qualquer outro tipo de interferência negativa para o Rio das Velhas.

Desejamos uma excelente leitura!

Leia a versão digital da revista

Capa

A capa da quarta edição da Revista Rio das Velhas é composta por uma montagem fotográfica que forma o símbolo da Campanha Água como Direito Humano. Clicando na imagem, composta por 600 fotos de ações do CBH Rio das Velhas, você pode conferir as fotos em detalhe.

capa-revista-04-baixa
Clique na imagem para AMPLIAR, ao abrir a imagem dê um ZOOM para visualizar as fotos