Revista Velhas chega a sua 19ª edição; confira os destaques

08/04/2024 - 9:15

Neste mês de abril, a Revista Velhas, publicação semestral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, chega a sua 19ª edição e, a partir desta segunda-feira (08), sua versão digital já está disponível para leitura! Confira aqui alguns destaques e leia a publicação na íntegra!


Correndo contra o tempo

As mudanças climáticas não são mais uma ameaça distante, mas uma realidade que se desdobra diante de nossos olhos. Eventos climáticos extremos tornaram-se episódios recorrentes em diversas regiões do globo, mostrando ser não meras coincidências sazonais, mas indícios claros de um sistema climático em desequilíbrio.

Estamos em um ponto de inflexão crucial, em que a ação coletiva pode moldar o destino do nosso planeta. Nesse contexto, a Revista Velhas faz um chamado à responsabilidade, à solidariedade global e à liderança visionária. Em uma reportagem especial nesta edição, mostraremos aqui como os municípios da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas estão se preparando para lidar com os extremos decorrentes da urgência climática. A hora é agora e o lugar é aqui.

Isaquias Queiroz e as águas de Lagoa Santa

Muita gente sabe que a região de Lagoa Santa, no Médio-Alto Rio das Velhas, é mundialmente conhecida como patrimônio arqueológico e paleontológico, com registros de ocupação humana que datam de cerca de 12 mil anos. Mas nem todos sabem que, há dez anos, a cidade retornou aos holofotes por ter sido berço de outras conquistas, desta vez alcançadas por um baiano que se utilizou de suas águas para alcançar o ponto mais alto da maior competição esportiva internacional. Apresentaremos aqui, nesta edição da Revista Velhas, a relação entre Lagoa Santa e o multimedalhista olímpico Isaquias Queiroz.

Duda Salabert: a pauta do Meio Ambiente no Congresso Nacional

A entrevistada desta edição da Revista é a deputada federal Duda Salabert, uma das principais vozes do movimento ambiental no Congresso Nacional. Ela fala sobre os projetos de conservação para a Serra do Curral ante o avanço da mineração, das ameaças e efeitos já presentes da emergência climática, dos desafios ligados à gestão de resíduos sólidos em todo o país e do papel crucial do parlamento nessas discussões. Sobre esse último ponto, ela é categórica: “O Legislativo precisa tratar a crise climática como trata pautas econômicas e as pautas da saúde, até porque não são divergentes”, diz.


Mergulhe com a gente nesse rio!


Brumadinho: cinco anos de uma tragédia socioambiental

Em janeiro deste ano, completou-se cinco anos da tragédia socioambiental da Vale em Brumadinho, que ceifou 272 vidas e espalhou resíduos de minério pela bacia do Rio Paraopeba, também afluente do Rio São Francisco. Uma nova matéria apresentará em detalhes quais foram e são até hoje as influências da tragédia sobre o Rio da Velhas e a segurança hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Educação Ambiental e reenquadramento em foco

Para todo e qualquer projeto de recuperação hidroambiental, educação não pode faltar. Mostraremos aqui também as iniciativas de Educação Ambiental que buscam transformar a bacia hidrográfica e o processo de reenquadramento dos corpos d’água em classes, atualmente em vigor no âmbito do Comitê.

Cultura e História

A sessão artística Olhares apresenta a Exposição ‘Terreiros – Às Margens do Velha’, da artista sabaraense Massuelen Cristina. Nesta o nosso Rio das Velhas é o ancestral comum em um trabalho que recria a simbologia das tradições afro-brasileiras.

Tem também as belezas e histórias da terra natal de João Guimarães Rosa, no Médio Rio das Velhas, e a experiência de turismo de base comunitária implementada no vilarejo de Extrema, em Congonhas do Norte.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social