Arborização urbana em debate na CTECOM

01/04/2021 - 15:36

Os membros da Câmara Técnica de Educação, Mobilização e Comunicação (CTECOM) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) reuniram-se, por videoconferência, na manhã desta terça-feira (30), para discutir sobre a proposta de uma capacitação online sobre arborização, licenciamento e fiscalização ambiental. O objetivo do evento será debater a importância do planejamento e manutenção da arborização para a qualidade do ambiente urbano e apresentar boas práticas de manejo de arborização.

A princípio o evento acontecerá dentro da programação da Semana do Rio das Velhas, comemorada no final de junho, e terá como público-alvo as prefeituras dos 51 municípios da bacia hidrográfica. A programação contará com palestras sobre o planejamento de arborização urbana, produção de mudas, avaliação de riscos em árvores, debates e demonstrações de como plantar e podar uma árvore.

O presidente da CTECOM, Edinilson dos Santos, explicou que, nas cidades, as árvores desempenham um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente. “As árvores urbanas cumprem uma série de funções ambientais. Elas reduzem os efeitos das ilhas de calor, fornecem sombra paras as pessoas, melhoram os aspectos estéticos da cidade, além de auxiliar na proteção de recursos hídricos. Contudo, este trabalho não deve ser feito de forma aleatória, já que só será realmente efetivo quando realizado um bom planejamento de arborização. Por isso, a ideia é trabalhar o tema com as prefeituras”, esclareceu.

José Procópio de Castro, destacou a importância de se utilizar plantas nativas na arborização das cidades. “Vários municípios utilizam no perímetro urbano plantas exóticas que podem ameaçar ecossistemas e espécies nativas. É preciso atenção na seleção das espécies que devem ser nativas, o que é extremamente importante para a conservação da biodiversidade”, acrescentou.

Os membros da CTECOM se reunirão novamente no dia 16 de abril para decidir sobre a programação do evento e palestrantes.

Além do presidente da CTECOM, Edinilson dos Santos (prefeitura de Contagem), participaram Caroline Matos da Cruz Correia (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), José de Castro Procópio (Associação de Desenvolvimento de Artes e Ofícios), Amanda Amorim (Movimento Artístico, Cultural e Ambiental de Caeté), Tereza Bernardes (Copasa), Humberto Martins (Prefeitura Municipal de Belo Horizonte), Eric Machado (Prefeitura de Contagem), Luiz Felippe Pedersoli Porto Maia (Associação Comunitária dos Moradores e Produtores da Agricultura Familiar de Morro da Garça), as representantes da CEMIG, Marina Moura e Maíra Leite, as colaboradoras da Agência Peixe Vivo, Ohany Vasconcelos e Sâmela Bitencourt e o mobilizador do CBH Rio das Velhas, Dimas Corrêa.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio