Proposição do Subcomitê Ribeirão da Mata, Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Sobrado tem pontapé inicial

06/12/2023 - 12:35

Na última terça-feira (28), representantes do Subcomitê Ribeirão da Mata se reuniram por videoconferência para dar início ao processo de elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Sobrado, ao norte de São José da Lapa, divisa com o município de Pedro Leopoldo. O parque integra o Sistema de Áreas Protegidas do Vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (SAP Vetor Norte) e vem sendo ameaçado pela expansão urbana. Na reunião, foram escolhidos os integrantes do Grupo de Acompanhamento (GA) do projeto, que realizarão visitas de campo nas próximas quinta e sexta-feiras (7 e 8).


O decreto que criou o parque também estabeleceu “como zona de amortecimento, até a elaboração do Plano de Manejo, a faixa de área correspondente a 3 km traçada a partir dos limites da unidade de conservação”. Nesse sentido, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), utilizando os recursos provenientes da cobrança pelo uso da água, contratou – via Agência Peixe Vivo – a empresa Detzel para a elaboração desse plano, que será feito de maneira colaborativa com os atores da região.

A empresa está responsável pela entrega de sete produtos previstos no Termo de Referência: plano de trabalho, caracterização da Unidade de Conservação, guia do participante, relatório da elaboração do plano de manejo, plano de manejo com memorial descritivo, atlas do parque e banco de dados.

Para esse processo, um Grupo de Acompanhamento, com os atores dos territórios de São José da Lapa e Pedro Leopoldo, membros dos Subcomitês Carste e Ribeirão da Mata e agentes do Estado, como o Instituto Estadual de Florestas (IEF), atuarão, junto com a empresa contratada, na mobilização, visitas técnicas, reuniões e demais contribuições para a elaboração do documento. Desse grupo, será escolhido um coordenador como ponto focal de interação entre o GA, Detzel e o Subcomitê Ribeirão da Mata. O prazo de vigência contratual é de 15 meses a partir da emissão da Ordem de Serviço, dos quais 13 meses são de execução. A primeira ação do GA será a visita de reconhecimento do território, nos dias 7 e 8 próximos.

José de Castro Procópio, membro do Subcomitê Ribeirão da Mata e representante do Instituto Guaicuy, avalia que contar com a participação dos membros do Subcomitê e com a experiência da empresa contratada são vantagens para o sucesso do projeto. “A elaboração desse Plano de Manejo é de suma importância para o CBH Rio das Velhas, pois o Parque Estadual da Serra do Sobrado se encontra em pleno coração da bacia, ao norte da RMBH, região de inúmeras pressões, como expansão urbana, empreendimentos ligados ao aeroporto, indústria, além do rodoanel, que vai passar ao lado. É quase que uma ‘ilha’, um lugar estratégico para a preservação das águas do Ribeirão da Mata. Esta reunião foi muito importante para constatar que a empresa escolhida já possui experiência nesse tipo de projeto e constatar também que haverá participação direta do Subcomitê, que foi proponente desse plano de manejo”, celebra.



Conheça a UC

Criado em 2010, através do Decreto Estadual 45.509, o Parque Estadual da Serra do Sobrado possui área de mais de 380 hectares e perímetro de quase 13 km, e faz parte da Bacia do Ribeirão da Mata, afluente da margem esquerda do Rio das Velhas.

Zona de transição entre Mata Atlântica e Cerrado, o Parque abriga diferentes espécies de mamíferos e sua cobertura vegetal é constituída pelas formações remanescentes das Florestas Decíduas (Matas Secas) e Semidecíduas. Os remanescentes de Florestas Estacionais Deciduais constituem sistemas singulares na região e requerem proteção, pois desempenham um importante papel na manutenção da fauna local.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Leonardo Ramos
*Foto: Fernando Piancastelli