CBH Rio das Velhas organiza Seminário e discute saneamento básico, saúde e meio ambiente em Sete Lagoas

28/08/2014 - 18:41

Aproximar as cidades da Bacia hidrográfica do Rio das Velhas e revelar a importância dos planos de saneamento básico para os municípios é o objetivo do CBH rio das Velhas.

Com o intuito de refletir sobre a importância do saneamento básico para a saúde e meio ambiente na gestão dos municípios que integram a bacia hidrográfica do Ribeirão Jequitibá, o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio das Velhas e o Subcomitê do Jequitibá realizaram no dia 26 de agosto, o Seminário “Saneamento Básico e Meio ambiente”.

O Seminário foi realizado no Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEMM) e contou com a presença de autoridades locais, professores e alunos da instituição, ambientalistas e populares. O reitor da UNIFEMM, Antônio Fernandino de Castro Bahia Filho, fez a abertura do evento e destacou a importância do envolvimento de todos com as questões ambientais. “O meio ambiente é fundamental para nossa sobrevivência. Que neste seminário possamos debater propostas e ações que mudem nossa realidade”, disse.

[Gallery-H album=’SeminarioSaneamentoBasicoSaudeEMeioAmbienteSCBHJequitiba26082014′ template=’t1′]

O coordenador geral do Subcomitê Ribeirão Jequitibá, Lairson Couto, falou da mobilização e das mudanças que estão sendo construídas no município. “Muito está sendo feito, mas ainda há muita coisa a construir. Com as parcerias, o CBH rio das Velhas e o trabalho de nosso Subcomitê começamos a mudar a mentalidade sobre a conscientização da realidade dos projetos para o saneamento básico em Sete Lagoas”.

Como informou o presidente do SAAE Sete Lagoas, Marcos Joaquim Matoso, um projeto de saneamento já está sendo construído e deve ser concluído implantado e concluído nos próximos anos. “Queremos que o município de Sete Lagoas não seja mais poluidor do Rio das Velhas”, reforça.

Conhecendo a sub-bacia do Ribeirão Jequitibá (Mapa abaixo disponível para download)

 

Saúde, Saneamento e Cidadania

O presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinicius Polignano, palestrou sobre saneamento e saúde e relatou sobre o início das atividades conjuntas do Comitê e do Subcomitê Jequitibá nas propostas e ações para o meio ambiente local. “A mudança é possível. Desde que iniciamos a mobilização, na expedição de 2003, pudemos constatar que hoje, Sete Lagoas têm discutido os problemas de saneamento básico e cada vez mais pessoas se integram às coletivas ações em prol da geração de saúde da bacia”.

Ainda palestraram: Vitor Carvalho Queiroz, da Agência Reguladora de água e Esgoto (ARSAE-MG), Adriana Sales Cardoso e Jacqueline Evangelista Fonseca da empresa Cobrape, representantes das prefeituras de Prudente de Morais, Jequitibá, Funilândia e Sete Lagoas e o vice-presidente do CBH rio das Velhas, Ênio Resende de Souza. “A participação de todos e o envolvimento da comunidade tornam os trabalhos mais coletivos e transformam a realidade”, ressalta o presidente Marcus Vinícius Polignano.


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br