Momento Rio das Velhas: Os aquíferos do Quadrilátero e o Alto Rio das Velhas

20/10/2021 - 12:07

A região conhecida como Alto Rio das Velhas tem uma importância fundamental e estratégica para a Grande BH e para a Bacia Hidrográfica como um todo. É lá que é produzida a água que abastece mais da metade da população da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Esse mesmo território, contudo, convive com a ameaça da expansão imobiliária e fundamentalmente da mineração. O que deveria ser protegido para garantir um bem precioso não tem acontecido e, ano a ano, o Rio da Velhas tem minguado com cada vez vazões menores.

Em 5 de outubro deste ano, o IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) declarou situação crítica de escassez hídrica no Rio das Velhas, em trecho entre Nova Lima e Presidente Juscelino, o que tem implicado em restrição de uso nas captações, inclusive para abastecimento humano.

Para falar sobre a importância dos aquíferos do Quadrilátero e sua importância para o Alto Rio das Velhas, o convidado do nosso podcast é o geólogo, ambientalista, pesquisador acadêmico e docente, Paulo Rodrigues. Ele explica o que mais ameaça os aquíferos desta região e o que podemos esperar caso não preservemos esse território!


Ouça o podcast:


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Produção: Luiz Ribeiro e Luciano Mafra