Seminário marca início de projeto na UTE Rio Bicudo

12/06/2019 - 16:32

Foi realizado, na última sexta-feira (7), o Seminário Inicial que marca a mobilização em torno do Projeto Hidroambiental da Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Bicudo, no município de Morro da Garça. Paralela à mobilização social, a empresa contratada inicia a coleta dos Termos de Aceite junto a proprietários de terrenos onde serão realizadas as intervenções necessárias para a recuperação da bacia do Rio Bicudo, garantindo mais água e sua sustentabilidade.

O Subcomitê do Rio Bicudo foi instituído em 30 de março de 2011, composto pelos municípios de Corinto e Morro da Garça. Esta unidade é muito representativa para a população rural, que utiliza os recursos hídricos principalmente na produção agrícola e pecuária.

O presidente do Subcomitê, Luiz Felipe Pedersoli Porto Maia, espera maior participação popular, visto que importantes intervenções serão realizadas no município nos próximos meses. “Mais um projeto que foi viabilizado a fim de ajudar a revitalizar o Rio Bicudo. Uma das ações será acabar com as erosões nas beiras das estradas e que atingem o rio, assoreando-o. Vamos investir muito no contato junto aos moradores, visto que boa parte desconhece o Projeto Hidroambiental da UTE. Seminários como esse são imprescindíveis para atingirmos um maior número de pessoas”, considera.

A mobilizadora social da empresa executora Inovesa, Gisele Barbosa, adiantou que agora o processo é de implantação e placas de obras já poderão ser notadas em Morro da Garça e Corinto. “O objetivo é a preservação e conservação ambiental da bacia. Vamos iniciar as próximas ações, que é coletar os termos de aceite junto aos proprietários de terras e realizar o cadastro. A partir daí as intervenções poderão ser realizadas após a topografia e aprovação da fiscalização. Vamos procurar contratar mão de obra local de acordo com a proposta de preços. Priorizamos os moradores e seus serviços”, conta.

O prefeito do município de Corinto, Sócrates de Lima Filho, destacou o papel do CBH Rio das Velhas como principal aliado na preservação da UTE Rio Bicudo. “Dentre os investimentos a serem feitos o comitê aponta que serão realizadas obras de recuperação de estradas, de nascentes e construção de barraginhas a fim de recuperar o volume de água dos nossos rios. Com recursos dos grandes usuários dos recursos hídricos esperamos realizar o que está previsto”, afirma.

O investimento total previsto é de R$ 443.570,42. As obras devem ser concluídas em dezembro de 2019 e vão abranger os municípios de Corinto e Morro da Garça. Serão construídas 370 barraginhas e também a readequação de 46 km de estradas entre as duas localidades e pontos estratégicos. Além disso, a mobilização social junto a moradores e produtores rurais continua, com a realização de quatro oficinas de capacitação neste período.

O seminário contou com a participação de moradores, jovens do Programa Menor Aprendiz e alunos da Escola Municipal Padre Joaquim da Silveira. Na oportunidade foi realizada a mini oficina “Mapa Mental Falado”. Os participantes apontaram problemas que colaboraram para a degradação da bacia e possíveis soluções. O uso inadequado do solo, atividade agropecuária e agrícola desordenadas, lançamento de esgoto doméstico, assoreamento e atividade minerária foram um dos principais problemas relatados e que interferem na qualidade da água bem como a sobrevivência do Rio Bicudo. Os participantes tiveram a oportunidade de relatarem suas experiências e vivências, além de receberem ao final do evento um certificado de participação.

Veja as fotos do seminário:

UTE Rio Bicudo

A UTE Rio Bicudo localiza-se no Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Corinto e Morro da Garça. A Unidade ocupa uma área de 2.274,48 km² e detém uma população de 20.813 habitantes. O principal rio desta UTE é o Bicudo, com 148,76 quilômetros de extensão.

A bacia do Rio Bicudo possui alguns cursos d`água intermitentes (que secam durante o período de estiagem), fazendo com que a disponibilidade de água nos períodos de seca seja um dos grandes problemas na bacia, que possui uma representativa população rural que utiliza a água na produção agrícola e pecuária.

Quanto à susceptibilidade erosiva, a UTE apresenta 52,81% de seu território com forte fragilidade à erosão e 39,68% com média fragilidade. As características naturais do terreno, a compactação do solo e a ocupação desordenada aceleram os processos erosivos.

Na UTE Rio Bicudo há captação de água para abastecimento de 100% do município de Morro da Garça e 28% de Corinto. Morro da Garça possui tratamento de água com desinfecção e fluoretação e Plano Municipal de Saneamento Básico. O consumo per capita da UTE Rio Bicudo (111,6 L/hab.dia) é inferior ao da Bacia do Rio das Velhas (136,23 L/hab.dia).

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Celso Martinelli
Fotos:  Celso Martinelli