Serra do Curral será defendida por meio de Ato contra mineração

06/06/2018 - 21:14

“Mexeu com a Serra do Curral, mexeu comigo”. Este ó nome do movimento em prol da Serra do Curral, que será realizado no próximo domingo, dia 10 de junho, em dois momentos. O Abraço ao Pico Belo Horizonte será iniciado com uma Caminhada, às 8h e o Ato Cultural começará as 16h, na Praça do Papa, com a participação de artistas mineiros.

O Ato, em caráter de manifestação, pretende abrir os olhos da população de Belo Horizonte para os impactos ambientais da mineração nesta região que é tombada e considerada patrimônio da cidade. Uma união de forças, formada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), Projeto Manuelzão, vereadores Gilson Reis e Edmar Branco e ambientalistas, pretende mobilizar a sociedade belo-horizontina para agir contra a atuação das mineradoras na região.

O caso

A lavra de minério de ferro ocorre na Serra do Curral desde a década de 1950. Em 1991, as atividades minerárias foram interditadas e em 1992, o COMAM deliberou sobre a recuperação ambiental da área. No ano de 2003, o MP designou a mineradora Empabra a implementar um projeto de recuperação da área degradada. De acordo com denúncias, atualmente, a empresa retira cerca de 400 caminhões de minério, diariamente.

Em maio, uma visita técnica articulada pelo Subcomitê Ribeirão Arrudas constatou a mineração a todo vapor. No dia 16 do mesmo mês, a Câmara dos Vereadores realizou uma audiência pública para questionar a legalidade das atividades minerárias na Serra do Curral. Representantes dos poderes executivo e legislativo prometeram medidas contra as ações da Empabra.

Nesta quarta-feira, dia 6 de junho, ocorreu uma vistoria dentro da Mina Corumi, bairro Taquaril. A comissão do Patrimônio da PBH (servidores de carreira) criticou a autorização para a lavra sem a anuência do Conselho do Patrimônio, ao contrário da opinião dos representantes da SEMAD (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), que se manifestaram a favor da mineração.

Veja fotos da mineração na região:

Programação 10/06 (domingo):
1. Caminhada ao Pico Belo Horizonte
Concentração às 7h:30 e saída às 8h
Centro Cultural Vila Marçola – Rua Mangabeira da Serra, 320 – Serra

2. Ato Cultural
Praça do Papa, às 16h


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br