Subcomitê Poderoso Vermelho realiza dia de campo para integrar PRA e trilha de longo curso

09/11/2023 - 15:55

Nesta terça-feira (7), o Subcomitê Poderoso Vermelho realizou um dia de campo com atividades práticas junto ao Subcomitê Rio Taquaraçu e a comunidade da região na Fazenda Várzea da Canga, em Ravena. Com caráter socioambiental e cultural, o encontro discutiu a implementação de unidade demonstrativas na UTE Poderoso Vermelho, a partir de uma parceria entre o Subcomitê e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), e o projeto de trilha de longo curso “Caminhos Macaúbas – Piedade”.


O encontro que teve como objetivo aproximar os Subcomitês vizinhos, Poderoso Vermelho e Rio Taquaraçu, e abordar as múltiplas possibilidades de realização de projetos integrados pela região, começou pela manhã com a exposição do servidor do IEF, João Paulo Sarmento. Com o tema “PRA Produzir Sustentável”, programa mineiro para o Programa de Regularização Ambiental de imóveis rurais, Sarmento – que também coordena o Subcomitê Rio Taquaraçu – explicou a importância de se pensar em ações de restauração e renda para o produtor rural. “Estamos falando sobre a questão da restauração através de sistemas agroflorestais (SAFs), em que a gente dá renda e melhoria de qualidade de vida para o produtor rural. Então são várias ações que nós estamos buscando”.

Além da apresentação do programa na região do UTE Poderoso Vermelho, João Paulo Sarmento destacou a possibilidade de integração entre as unidades demonstrativas do PRA com a trilha de longo curso, “Caminhos de Macaúbas a Piedade”.

A trilha ecológica que liga o Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas, em Santa Luzia, à Serra da Piedade, em Caeté, está em desenvolvimento desde 2021. Sarmento afirma que “estamos fazendo também um trabalho de integração com o pessoal das trilhas, porque isso tudo traz o desenvolvimento para o território e o sentimento de pertencimento perante a área. (…). Essa integração é para justamente buscar ações que venham melhorar a qualidade ambiental e, consequentemente, a quantidade e qualidade da água”.


Confira mais fotos:


O geógrafo e mobilizador social dos Subcomitês presentes, Élio Domingos, reforçou que as unidades de integração podem ser um atrativo a mais para a região, já que elas podem ser eficazes para a melhoria de qualidade de água local e, ainda, podem ser atrativos à parte para quem percorrer a trilha. Além disso, Domingos acredita que essa ação contribui para a bacia do Rio das Velhas, já que o rio padece de ações visando a sua recuperação. “Um projeto de unidades demonstrativas do PRA ao longo do curso de uma trilha entre os municípios de Santa Luzia e Sabará seria uma ação de estratégia territorial de atuação para implementação de ações voltadas à qualidade e quantidade das águas”, explicou.

A coordenadora do Subcomitê Poderoso Vermelho, Regina Lúcia Caminha Torres, comemorou a realização do evento e afirmou que os dois temas fazem uma ligação importante visando um ambiente mais saudável. “Os dois temas fazem uma urdidura muito interessante, porque através da trilha também é possível preservar o meio ambiente e as águas. Eu estou muito feliz de estar aqui com todos vocês”.

Como encaminhamento geral, os Subcomitês irão marcar uma nova reunião para integração das ações do PRA e da trilha. Data e local ainda serão definidos.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves