Subcomitê Ribeirão Jequitibá garante plantio de 550 mudas em Sete Lagoas e projeto pode ser ampliado

02/12/2019 - 17:45

Foi realizado, na última sexta-feira, pelo Subcomitê Ribeirão Jequitibá, vinculado ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Velhas), o plantio de 550 mudas de espécies variadas, inclusive frutíferas, na Serra Santa Helena, em Sete Lagoas – mais precisamente em Área de Proteção Ambiental (APA) conhecida como Sítio Retiro dos Tropeiros. O local, que até 1982 foi utilizado como o lixão da cidade, vem passando deste então por profundas transformações e caminha a passos largos para se tornar importante centro de pesquisa e aprendizado ao ar livre.

A Serra Santa Helena, como um todo, é um dos principais pontos turísticos de Sete Lagoas e importante área de recarga do lençol freático do município. Muito castigada pelas queimadas este ano, mesmo contanto com brigada de incêndio, o plantio de mudas foi realizado a fim de minimizar os efeitos da destruição. Espécies como Ipês, Jatobá, Ingá, Jamelão, Peroba Rosa e uma variedade de árvores frutíferas (acerola, goiaba, ameixa dentre outras) passaram a integrar a abundante flora de uma área de aproximadamente nove hectares.

Para o produtor rural José Risovaldo Araújo, que herdou as terras do pai em 1982, o seu sonho é transformar o local em um verdadeiro centro de pesquisa ao ar livre. “A ideia é, através de parcerias com instituições sérias e universidades, fazer desta área um verdadeiro centro de pesquisa, conhecimento e visitação coordenada. Iniciei em 1982 o trabalho por aqui. Havia voçorocas – além do lixão – que cabia quatro postes de iluminação um em cima do outro; era um buraco só. Hoje já é um local apto a receber visitas. Estou aberto a parcerias, quero ajuda para preservar e transformar aqui em centro de estudos e visitação”, conta Risovaldo.

Um dos principais protagonistas na iniciativa, Nivaldo Santos, que integra a coordenadoria do Subcomitê do Ribeirão Jequitibá, acredita que o objetivo foi alcançado. “As queimadas foram grande na Serra Santa Helena. Essa é uma das poucas áreas que não foi atingida pelo fogo. Escolhemos este local para desenvolver o plantio a fim de substituir com essas mudas espécies nativas que foram suprimidas pelo fogo. Dessa forma também estamos contribuindo para a preservação dessa importante área de recarga do município, visto que nossos poços tubulares profundos – de onde é retirada a água para abastecer a cidade – estão com a vazão cada vez mais baixa”, afirma.

Veja as fotos da atividade:

A Associação dos Moradores do Bairro Jardim Arizona também esteve representada através da secretária Rosimeire Calixto. “Temos que abraçar esta causa, visto que pertencemos a um bairro que está localizado praticamente em toda a área de abrangência da Serra. É nosso dever zelar por este bem mais preciso de Sete Lagoas. É satisfatório poder colaborar”, considera. Vale ressaltar que no local também é desenvolvida a agricultura familiar. Boa parte da merenda que é fornecida nas escolas municipais é cultivada no sítio Retiro dos Tropeiros.

Sob a coordenação de Meire Moreira Dias, o Projeto Cidade Limpa e Arborizada também marcou presença com jovens voluntários. “Além de plantar mudas em vias públicas é nosso objetivo participar de todas as ações voltadas para a arborização de nossa cidade. Somos seis voluntários e contamos com parcerias para ampliar essa proposta. Além do plantio de mudas também desenvolvemos mutirões de limpeza e a coleta seletiva, outra necessidade não só da Serra Santa Helena, mas de toda Sete Lagoas”, considera.

O mapeamento de espécies existentes na serra e a construção de trilhas ecológicas também integram o projeto. Segundo Ana Cláudia Moura, da WWF Brasil, a mobilização junto a produtores rurais vem sendo positiva. “É importante, além da preservação em si, envolver a população no sentido de conhecer o que aqui é desenvolvido através de visitas coordenadas”, afirma.

O plantio foi uma realização do Subcomitê Ribeirão Jequitibá e contou com o apoio de voluntários, conselheiros do Subcomitê, IEF, Prefeitura de Sete Lagoas através da Secretaria de Meio Ambiente e Saúde, Projeto Cidade Limpa e Arborizada, Ambev, SAAE, WWF e Cedro Cachoeira. Cerca de 30 pessoas participaram, além dos alunos da Escola Municipal Eponina Soares.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Célio Martinelli