Subcomitê Rio Cipó planeja Expedição pelo Rio Vermelho

27/02/2018 - 18:35

Em reunião ordinária realizada ontem (26), o Subcomitê de Bacia Hidrográfica (SCBH) Rio Cipó apresentou e discutiu as bases da Expedição SOS Rio Vermelho, que pretende percorrer este importante curso d’água da região, em junho deste ano, a fim de promover um mapeamento da sua situação atual.

“O objetivo é mobilizar toda a população da micro-bacia do Rio Vermelho e fazer um diagnóstico da situação do rio, incluindo uso do solo, áreas degradas, áreas de recarga, nascentes e APP [Áreas de Preservação Permanente]. Ao final, a intenção é bolar um planejamento de ações de acordo com a necessidade de cada local”, explicou Yasmin Maia Maciel, Engenheira Ambiental e Sanitarista da prefeitura de Jaboticatubas e coordenadora do segmento de poder público do SCBH Rio Cipó.

De acordo com a coordenadora-geral do subcomitê, Sônia Maria Correia Oliveira, a ideia da Expedição surgiu de uma preocupação conjunta, tanto do poder público municipal de Jaboticatubas, quanto da Associação Amanu – Educação, Ecologia e Solidariedade, depois do estado crítico que o Rio Vermelho atravessou em meados de 2017. “Chegou um momento em que o rio mais parecia uma estrada”, contou.

A Expedição SOS Rio Vermelho contará com ações de georreferenciamento, diagnóstico participativo, execução coletiva de técnicas de recuperação dos mananciais do Rio Vermelho, cursos, oficinas e atividades culturais. Vale destacar que o planejamento para a expedição começou ainda em 2017, com a doação de mudas para reflorestamento do manancial – vindas do Viveiro Langsdorff, do CBH Rio das Velhas – e o cadastramento das pessoas interessadas em participar da iniciativa.

“Já foi enviado ao Ministério Público Estadual [MPE] um Termo de Referência para que eles consigam apoio técnico para um georeferenciamento desta micro-bacia, o que será de extrema importância para mostrar os pontos de maior atenção, as áreas degradas, nascentes, etc. A partir daí, a gente vai planejar tudo o que será feito na Expedição”, concluiu Maciel.

Idealizada pela prefeitura municipal de Jaboticatubas e Associação Amanu, a Expedição SOS Rio Vermelho conta com apoio do SCBH Rio Cipó, CBH Rio das Velhas, MPE, EMATER-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais) e, agora mais recentemente, da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais).

Confira as fotos da reunião:

Outros temas importantes na pauta

Ainda no encontro desta segunda-feira, o primeiro de 2018, os conselheiros discutiram outros temas relevantes para a região, como a suspensão judicial do processo licitatório referente ao projeto hidroambiental da UTE (Unidade Territorial Estratégica) Rio Cipó, que depende de parecer do TCE (Tribunal de Contas do Estado) para ser liberado. Como encaminhamento para este tema, o Subcomitê Rio Cipó e o CBH Rio das Velhas irão encaminhar um ofício ao TCE solicitando celeridade na apreciação desta matéria.

No encontro, os conselheiros também pediram agilidade à Copasa para dar início as ações de saneamento no distrito da Serra do Cipó, firmadas em setembro do ano passado durante o ‘Workshop Revitaliza Soberbo’, organizado pelo CBH Rio das Velhas. Na ocasião, a empresa – que é a detentora da concessão para prestação dos serviços de tratamento de esgotos no município de Santana do Riacho – se comprometeu a iniciar, ainda em outubro, a verificação de onde é viável a implantação de sistemas condominiais e onde cabe a implantação de sistemas individuais estáticos no distrito. A Copasa também se encarregou de providenciar estudos das rotas de coleta, grupos de consumo e a influência da população flutuante no distrito para subsidiar o trabalho da ARSAE-MG (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais) na definição das tarifas. Relembre o caso.

O SCBH Rio Cipó também tem dado atenção especial à instalação desenfreada de loteamentos na região, especialmente os irregulares, e todas as implicações socioambientais a eles associadas. Ficou acordado que, na próxima reunião da entidade, todos os representantes dos poderes públicos municipais da UTE irão trazer um levantamento desse tipo de loteamento, para análise e providências.

UTE Rio Cipó

A UTE Rio Cipó localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Baldim, Congonhas do Norte, Jaboticatubas, Presidente Juscelino, Santana de Pirapama e Santana do Riacho, em uma área de mais de 2 mil km². Caracteriza-se por ser uma belíssima região, com cachoeiras e lugares com esplêndidas formações rochosas. O Rio Cipó é o contribuinte de melhor qualidade de água e maior diversidade de peixes do Rio das Velhas. A unidade tem como principais rios o Cipó, com 252,12 km de extensão, além do Ribeirão Soberbo, Córrego da Lapinha, Córrego Rio Preto, Córrego Mata Capim e Rio Parauninha.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br