Subcomitê Santo Antônio Maquiné é votado e aprovado pela plenária

08/09/2015 - 12:33

Os subcomitês são grupos consultivos e propositivos que atuam nas sub-bacias do rio das Velhas. A proposta é que eles contribuam na melhoria da quantidade e qualidade das águas nas bacias hidrográficas locais, através do planejamento e aprimoramento da gestão das águas da Unidade Territorial Estratégica (UTE) pertencente. Esses órgãos ainda fortalecem a identidade local e se envolvem nas ações em prol da sub-bacia pertencente.

Com esses intuitos, e o principal, de unir a Unidade Territorial Estratégica (UTE) Santo Antônio/Maquiné num propósito de fortalecer as aspirações e necessidades locais de Curvelo e região, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas aprovou em sua última plenária a criação do subcomitê.

Com a votação e aprovação ficou criado o Subcomitê das Bacias Hidrográficas dos Ribeirões Santo Antônio e Maquiné, com atuação na Unidade Territorial Estratégica Santo Antônio e Maquiné, na qual compreende parte dos municípios de Curvelo e Inimutaba.

Lutar pela Bacia

montagem_plenaria85_materia2

Crédito: CBH Rio das Velhas – TantoExpresso/Ohana Padilha

Estiveram presentes e representando o Subcomitê, o coordenador geral, Vicente do Carmo Silva, presidente da ARPA (Associação Regional de Proteção), de Curvelo, e representante da sociedade civil,Cristian Fabiano de Sá Rodrigues, representante da COPASA, Sérgio Campos de Freitas, representante do CEFET e Nayane Miranda Silva, que representa a prefeitura de Curvelo e foi uma das articuladoras da formação do Subcomitê local, junto à professora aposentada, Sandra Maria Xavier, que representa a sociedade civil. “Precisamos que todos dialoguem sobre a situação de nossos mananciais e que sejam articuladas mais projetos de revitalização para nossa região. Nosso intuito é unir a todos e fazer com que nosso território tenha voz e possa apresentar propostas”, disse Nayane.

Já o coordenador geral, Vicente do Carmo agradeceu ao CBH Rio das Velhas pela instituição do Subcomitê e a oportunidade de criar um órgão que contribuirá para as melhorias dos rios da região. “Queremos lutar por nossos rios, pela preservação de nossas nascentes para que a região seja beneficiada e construa ações conscientes de conservação”, ressaltou.

“Queremos caminhar junto ao Comitê em busca de melhorias e projetos para nossa região e toda a bacia do rio das Velhas, mas para que isso aconteça é preciso que todos se mobilizem. Nossa prioridade será discutir projetos e ações de reflorestamento, preservação de nascentes e tratamento de esgoto que contemplem nossa região e com ela toda a Bacia do Rio das Velhas”, completou Vicente.

Veja as fotos

[Gallery-H album=’Plenaria85Materia228082015′ template=’t1]

Conheça a UTE (Unidade Territorial Estratégica (UTE) Santo Antônio/Maquiné):

O Subcomitê das Bacias Hidrográficas dos Ribeirões Santo Antônio e Maquiné, com atuação na Unidade Territorial Estratégica Santo Antônio e Maquiné, na qual compreende parte dos municípios de Curvelo e Inimutaba.

Veja o mapa da UTE (Unidade Territorial Estratégica (UTE) Santo Antônio/Maquiné):

UTE Maquine


Mais informações e fotos em alta resolução:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br