Subcomitês do Baixo Rio das Velhas elegem novos coordenadores

22/10/2021 - 18:40

Os Subcomitês vinculados ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) iniciaram, em setembro, o processo eleitoral para a gestão 2021-2023. Nesta semana, foram eleitos os novos coordenadores dos Subcomitês Rio Curimataí, Rio Bicudo e Guaicuí, todos localizados no Baixo Rio das Velhas.

No Subcomitê Guaicuí, foram eleitos como coordenadores Eric Felipe Ribeiro Lages, representando os usuários de água (Circuito Serra do Cabral), Zita Ruas Rodrigues como sociedade civil (Associação de Porteiras) e Valdeoclides Ferreira do poder público (Prefeitura de Várzea da Palma), que no ato também foi reeleito para ser novamente o coordenador-geral.

Para Valdeoclides, que é gestor da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Várzea da Palma, é a oportunidade de dar segmento aos projetos em parceria com o CBH Rio das Velhas. “Juntos temos feito um belo trabalho em Várzea da Palma, Lassance e no distrito de Barra do Guaicuí. Neste segundo mandato temos a oportunidade de dar continuidade aos projetos hidroambientais, que trouxeram um efeito positivo na melhoria dos nossos recursos hídricos, tanto que fomos contemplados com outro pelo Comitê. Em breve vamos iniciar os trabalhos no manancial do Córrego Pedras Grandes, importante afluente do Rio das Velhas”, comentou o coordenador-geral do Subcomitê Guaicuí.

Outro que fala em continuidade é o também reeleito coordenador-geral do Subcomitê Rio Bicudo, Luiz Felippe Pedersoli Porto Maia, que representa a sociedade civil (Associação comunitária e produtores da Agricultura Familiar). Maia terá como parceiros o coordenador do poder público, Leandro Vaz Pereira (Consórcio Regional de Saneamento Básico Central de Minas- CORESAB) e do coordenador dos usuários de água, Patrício Arcanjo Silveira (Copasa). “A ideia é dar continuidade ao nosso planejamento, de acordo com o diagnóstico que temos. Estamos com o trabalho de plantio de 5 mil mudas, para reparar áreas degradadas ao longo da bacia do Rio Bicudo, na luta para rever as inúmeras outorgas existentes na nossa área e ainda em fase final do Plano de Manejo da APA (Área de Proteção Ambiental) Morro da Garça”, disse.

A coordenadora-geral e do poder público do Subcomitê Rio Curimataí é Maíra Cristina de Oliveira Lima (Prefeitura de Joaquim Felício), a coordenadora da sociedade civil será Tamires Clei Nunes (Associação de Proteção Ambiental – ARPA) e a coordenadora dos usuários de água Marina Pimenta (Associação do Riachão).

Já em seu primeiro mandato como coordenadora-geral, Maíra espera contribuir, juntamente com os demais membros do conselho, para a discussão sobre os diversos usos dos recursos hídricos para a região, de forma a entender e atender os anseios dos grupos que estão inseridos nesse território. “Considero que esse espaço será efetivamente de construção coletiva de ideias e soluções, de negociação de interesses diversos conforme realidades dos grupos pertencentes ao Subcomitê Rio Curimataí, além da democratização e disseminação da relevância do Subcomitê e da bacia hidrográfica da qual fazemos parte para a comunidade”, disse.

 


Veja as fotos


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto e fotos: Tiago Rodrigues