UTEs do Médio Alto Rio das Velhas iniciam construção participativa de Planos de Manejo de Unidades de Conservação

23/11/2023 - 10:18

Na última segunda-feira (20), representantes dos Subcomitês Poderoso Vermelho, Carste e Rio Taquaraçu se reuniram por videoconferência para dar início ao processo de elaboração do Plano de Manejo de duas Unidades de Conservação (UCs) que ficam às margens do Rio das Velhas: a Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal Andrequicé e o Refúgio Estadual de Vida Silvestre (REVIS) Macaúbas. Na reunião, foram apresentados os integrantes do Grupo de Acompanhamento do projeto, que deliberaram sobre a primeira visita de campo, a ser realizada em dezembro.


Os Planos de Manejo serão desenvolvidos pela empresa Detzel em colaboração com membros dos Subcomitês e outras pessoas representantes da sociedade civil, da iniciativa privada e do poder público. Ao todo, 15 pessoas dos territórios acompanharão o processo, atuando na mobilização, visitas técnicas, reuniões e demais contribuições para a elaboração do documento. O Grupo de Acompanhamento também pôde conhecer os integrantes da equipe da empresa responsável pelo Plano de Manejo.

As UCs alvo do Plano de Manejo possuem territórios em comum. O Coordenador Técnico da Agência Peixe Vivo, João Paulo Coimbra, conta que, entre os produtos a serem entregues, apenas um entre os sete será comum a ambas as unidades: o Plano de Trabalho. Os demais incluem, para cada UC em separado, caracterização do território, guia do participante, relatório da elaboração do Plano de Manejo, atlas e banco de dados.

O prazo de execução é de 13 meses. A primeira ação do Grupo de Acompanhamento será a visita de campo aos territórios, nos dias 4 e 5 de dezembro próximos.

Regina Caminha, coordenadora do Subcomitê Poderoso Vermelho, considera uma vitória o início dos trabalhos. “Estou satisfeita de o trabalho ter iniciado. Foram seis anos de espera, eu já participava do Subcomitê Poderoso Vermelho, naquela época ainda não como conselheira, e vi a luta, dos orçamentos, do levantamento. Chegamos a fazer uma visita de campo e vimos várias irregularidades de loteamentos. Acho que vai ser uma conquista muito importante. Quem sabe agora, com um plano de manejo, conseguiremos proteger melhor as duas unidades”, celebra.



Conhecendo as UCs

A Área de Proteção Ambiental Andrequicé possui 1.760 hectares, o que equivale a 7,5% do município de Santa Luzia, numa zona de transição dos biomas Mata Atlântica e Cerrado e abriga fazendas históricas, grutas e sítios arqueológicos.

Por serem territórios sobrepostos em grande parte, o Refúgio de Vida Silvestre Macaúbas possui bioma semelhante à APA. Com aproximadamente 2.300 hectares, abrange os municípios de Santa Luzia e Lagoa Santa.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Leonardo Ramos
*Foto: Fernando Piancastelli