Vem aí: Lançamento do Programa de Conservação e Produção de Água na sub-bacia do Rio Ribeiro Bonito

14/06/2023 - 17:25

No próximo dia 21 de junho (quarta-feira), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) fará o lançamento oficial das ações do Programa de Conservação e Produção de Água na sub-bacia do Rio Ribeiro Bonito, no Médio-Alto Rio das Velhas. A ação acontece a partir das 10h, em Caeté, no Espaço Cultura e Cidadania Monsenhor Domingos.


Segundo o Termo de Referência do projeto, o principal objetivo desta etapa é elaborar um levantamento cadastral, projetos básicos e executivos para controle, adequação e recuperação ambiental e sanitária na microbacia do Ribeirão Ribeiro Bonito, situada na UTE Taquaraçu, com base em estudos de diagnóstico e concepção também elaborados pela empresa contratada.

Além de ser uma área declarada pelo Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM) como de conflito pelo uso da água, a sub-bacia foi considerada prioritária para o desenvolvimento do Programa de Conservação de Solo e Produção de Água por se tratar de um manancial onde estão presentes outorgas para a captação de água para abastecimento público, sob responsabilidade do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Caeté, sendo fundamental tanto para o abastecimento humano do município de Caeté, quanto para o desenvolvimento das atividades agrícolas.

Ainda de acordo com o TDR, dentre os objetivos específicos do programa estão a caracterização geral da bacia, incluindo dados físicos, bióticos e socioeconômicos; o desenvolvimento de uma base cartográfica para a microbacia, incluindo mapa de uso e ocupação dos solos, mapa pedológico, mapa fundiário, mapa da rede hidrográfica, mapa de susceptibilidade à erosão, entre outros, com a identificação clara dos problemas encontrados no diagnóstico; a mobilização dos proprietários em prol do projeto, e levantamento de campo em propriedades, identificando os principais passivos ambientais e as possibilidades de intervenção para prevenção, controle, mitigação e recuperação das áreas degradadas.

Além destes, também está prevista a elaboração de projetos básico e executivo para execução de ações de conservação do solo, mitigação e controle de erosão e de saneamento rural na região, incluindo dimensionamento, desenhos técnicos, orçamento, memoriais descritivos, dentre outros.

Ação integra Programa de Conservação e Produção de Água

Lançado em 2021, o Programa de Conservação e Produção de Água na bacia do Rio das Velhas consiste no desenvolvimento de ações com o objetivo de maximizar o potencial de produção de água nas sub-bacias hidrográficas, a partir do planejamento e da execução de Soluções baseadas na Natureza (SbN).

Com duração de seis anos, o Programa atua em áreas definidas como prioritárias em complemento aos projetos hidroambientais que o Comitê já executa, sendo construído em parceria com os Subcomitês. Entre as principais ações, estão a adequação de estradas rurais, garantindo frenagem eficiente e combatendo o assoreamento de cursos d’água, a recuperação de pastagens, a regularização ambiental das propriedades rurais, a implantação de cercas de aceiros e o fornecimento de insumos de produção.

Além da Microbacia do Rio Ribeiro Bonito, no Médio-Alto, figuram como sub-bacias selecionadas no Programa o Córrego Pedras Grandes, no Baixo Rio das Velhas, o Ribeirão Soberbo, no Médio-Baixo Rio das Velhas, e o Rio Maracujá, no Alto Rio das Velhas.

O Programa de Conservação e Produção de Água da bacia do Rio das Velhas é integralmente financiado com recursos oriundos da Cobrança pelo uso da Água.


Saiba mais sobre o Programa de Conservação e Produção de Água no vídeo publicado no canal do CBH Rio das Velhas, no YouTube:


Serviço:

Lançamento do Programa de Conservação e Produção de Água na Microbacia do Rio Ribeiro Bonito
Data: 21/06/2023 (quarta-feira)
Horário: 10h
Local: Espaço Cultura e Cidadania Monsenhor Domingos (Avenida Francisco de Paula Castro, bairro Bonsucesso, Caeté – MG)


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social