Água e gênero: confira o novo episódio do podcast Momento Rio das Velhas

25/03/2024 - 17:15

Lá vão elas andando com latas na cabeça, em busca de um poço para matar a sede. Lá estão elas, lavadeiras, à beira do córrego esfregando roupa para sustentar a família. Em casa, a função delas é limpar, lavar, cozinhar e cuidar das crianças. Por questões culturais, a divisão de papéis entre mulheres e homens na sociedade acabou empurrando a mulher a criar uma relação muito mais próxima à água.


Ao desempenharem diferentes papéis como prover água, limpar e cuidar da casa e dos filhos, elas se tornaram uma espécie de gestoras da água, esse bem essencial para a vida no planeta.

Seria um caminho natural pensar que decisões políticas e elaboração de leis que versem sobre água, esgoto e higiene tivessem a participação expressiva e efetiva das mulheres. Mas essa não é a realidade no Brasil.

Em ocasião do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 08 deste mês, o podcast Momento Rio das Velhas 66 convida Ana Paula Fioreze, superintendente de estudos hídricos e socioeconômicos da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico). Graduada em agronomia, com especialização e mestrado em gestão de recursos hídricos, Ana Paula tem mais de 20 anos de atuação nessa área. Ao longo do episódio, Ana Paula fala sobre as diversas relações que permeiam os temas governança, água e gênero.


Dê o play e ótima escuta!


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Luiz Ribeiro e Luciano Mafra