Entidades aderem à campanha Rio das Velhas Eu Faço Parte

16/05/2022 - 10:25

Prefeituras municipais, organizações da sociedade civil, veículos de imprensa, companhias de saneamento e diversas outras entidades já aderiram à campanha Rio das Velhas Eu Faço Parte, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas). Com o apoio dos parceiros, o Comitê busca amplificar a mensagem principal da campanha, que clama pela revitalização do Velhas, pela segurança hídrica, pelo saneamento e pela segurança de barragens.


Uma das primeiras entidades a aderir à campanha foi o Consórcio Regional de Saneamento Básico Central de Minas (Coresab), que promove a gestão de resíduos sólidos de 20 municípios – 17 deles parcialmente ou totalmente inseridos na Bacia do Rio das Velhas, nas porções Médio Baixa e Baixa do território. “A gente aderiu e sempre estará junto com o Comitê do Velhas porque entendemos que a economia da nossa região, a produção de alimentos, a saúde, e a nossa sobrevivência de forma geral passam pela qualidade da água. E, sabemos, que a água não vem do nada, não vem só da chuva. Para termos água, precisamos de solo saudável, de bacias hidrográficas bem geridas. A gente é parceiro e quer ser parceiro sempre”, disse Leandro Vaz Pereira, superintendente do Coresab.

Outra entidade a apoiar a campanha Rio das Velhas Eu Faço Parte é a Associação para Proteção Ambiental do Vale do Mutuca – Promutuca. A organização tem como objetivo a proteção do Vale do Mutuca, no Alto Rio das Velhas, berço de flora e fauna inestimáveis e fonte de bem-estar para os moradores da região. “A revitalização do Rio das Velhas é importante, foi um rio responsável pelo desenvolvimento de vários municípios e que ainda hoje abastece muitas cidades. Nós aderimos à campanha e é muito fácil apoiar e divulgar essa iniciativa em prol da revitalização do rio!”, destacou o presidente do Promutuca, Pedro Tavares Lima.

Acesse o Termo de Adesão à campanha Rio das Velhas Eu Faço Parte!


Saiba quem já aderiu:


A campanha

Com o objetivo de destacar os principais fatores de pressão que têm impactado gravemente o Rio das Velhas em quantidade e qualidade de águas, mobilizar a sociedade e visibilizar a necessidade urgente de incorporar a revitalização do rio na agenda político-institucional mineira, o CBH Rio das Velhas lançou a campanha institucional de comunicação e mobilização social 2022: Rio das Velhas Eu Faço Parte.

Em um ano eleitoral, em que se abre perspectivas de retorno seguro de ações presenciais e de mobilização social na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, o CBH Rio das Velhas se propõe a mobilizar a população do território – seja o meio político estadual e municipal, as companhias de saneamento, o setor produtivo em geral e a sociedade civil – em torno da necessidade urgente de revitalização do rio.

As obrigações em torno da recuperação do Rio das Velhas – um manancial de importância histórica para a Grande BH e fundamental no abastecimento da população – devem novamente encampar políticas públicas.

Clique aqui e sabia mais sobre a campanha!


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiz Ribeiro