Momento Rio das Velhas: Uso e ocupação do solo e as inundações do Rio das Velhas

20/01/2022 - 12:15

As fortes chuvas que caíram sobre grande parte do Estado nesses primeiros dias de janeiro revelaram, em mais um ano, problemas já conhecidos que perpetuam dramas sociais.

Enquanto a enchente é um fenômeno natural que ocorre durante as cheias dos rios em meio ao período chuvoso, as inundações observadas – e com grande gravidade na Bacia do Rio das Velhas – dizem mais da nossa apropriação do espaço, que não respeita a formação dos rios e o caminho natural das águas. Assim, temos visto, ano após ano, mais cenas de destruição e mortes.

Para falar justamente sobre as inundações observadas ao longo dos períodos de cheia e sobre como o nosso uso e ocupação do solo se relacionam a esse cenário, o convidado do nosso podcast é o geólogo e professor da PUC-Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), João Henrique Rettore.

Em meio a esse contexto caótico, ele comenta o que devemos fazer para evitar que as enchentes se transformem em tragédia e explica o porquê de, mesmo com tanta pluviosidade no período chuvoso, várias porções do Estado, como a própria Bacia do Rio das Velhas, vivenciam a escassez hídrica durante a época de estiagem.


Ouça a edição número 34 do Momento Rio das Velhas:


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Produção: Luiz Ribeiro e Luciano Mafra