Protocolo de intenções busca garantir segurança hídrica da RMBH

26/11/2021 - 14:01

Um protocolo de intenções com ações conjuntas para garantir a segurança hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) foi assinado, na tarde da última quinta-feira (25) com o objetivo de aumentar a capacidade de resiliência da região do Alto Rio das Velhas e promover a manutenção dos ecossistemas aquáticos do curso d’água. Participam do compromisso o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), a Agência Peixe Vivo, a Copasa, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH).

A presidenta do CBH Rio das Velhas, Poliana Valgas, destacou a importância da assinatura do protocolo de intenções para assegurar o abastecimento de água. “O Rio das Velhas tem apresentado baixas vazões anos após ano e a situação tem se agravado cada vez mais. Por isso, observamos a necessidade de um planejamento a médio e longo prazo, o que resultou neste protocolo de intenções. O documento contém ações estruturais e estruturantes para aumentar a resiliência da bacia do Rio das Velhas e, assim, garantir a segurança hídrica para a RMBH”, esclareceu.

Para alcançar os objetivos previstos no protocolo serão desenvolvidas ações e intervenções físicas em microbacias prioritárias como, por exemplo, a construção de bacias de captação ao longo das estradas rurais; recuperação de áreas degradadas, recuperação de voçorocas e ações que promovam a recarga dos lençóis subterrâneos. Também estão previstas ações estruturantes, medidas e diretrizes que buscam o aprimoramento do sistema de gerenciamento dos recursos hídricos, da gestão ambiental, do planejamento territorial e estratégico no abastecimento público para garantir a segurança hídrica da bacia.

Poliana Valgas esclareceu ainda que o próximo passo será elaborar um plano de ações. “A partir da assinatura, precisamos avançar para uma etapa essencial que é o planejamento e o plano de ações para que as ações de fato saiam do papel. E o CBH Rio das Velhas será responsável por coordenar e articular as ações previstas no documento”, explicou.

O diretor-geral do IGAM, Marcelo da Fonseca, esclareceu que o protocolo de intenções concretiza o compromisso de assegurar o abastecimento de água para a população. “Garantir o abastecimento de água para a população da RMBH é uma grande preocupação. A assinatura do protocolo de intenções materializa o compromisso do IGAM e demais órgão de Estado de melhorar a resiliência do Rio das Velhas que hoje se encontra sobrecarregado. Para chegar à essa assinatura, definimos em conjunto com o CBH Rio das Velhas as principais ações necessárias no manancial para assegurar o abastecimento público da RMBH”, declarou.

Para o diretor-presidente da Copasa, Carlos Eduardo Tavares de Castro, a ação conjunta entre a concessionária, o CBH Rio das Velhas e os órgãos do Governo de Minas Gerais são essenciais para a segurança hídrica da RMBH. “O documento é um avanço no aperfeiçoamento da gestão de recursos hídricos, por meio da aproximação de todos os participantes órgãos gestores, Comitê de Bacia e a Copasa. O acordo vai contribuir com o sistema de recursos hídricos e aumentar a segurança hídrica da RMBH. Mais da metade dessa região é abastecida pelo Rio das Velhas, que bem próximo um vetor de crescimento urbano. Temos a confiança que a assinatura deste protocolo trará segurança para toda a sociedade não só agora como também para o futuro”, afirmou.

O Rio das Velhas cumpre um papel fundamental no abastecimento de água da população da bacia. Sozinho ele é responsável pelo que chega às torneiras de mais de 60% da população da capital e de 50% dos mais de 5 milhões de habitantes da RMBH.


Veja as fotos do evento:


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio
Fotos: Bianca Aun