Subcomitês da Bacia do Velhas farão intercâmbio para aprimorar a gestão dos territórios

12/03/2020 - 15:43

Com o objetivo de aperfeiçoar a gestão dos recursos hídricos e trocar experiências entre si, os 18 Subcomitês (SCBH) pertencentes ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) realizarão um intercâmbio. As visitas ocorrerão entre os meses de março, abril e maio e surgiram como resultado do 9º Encontro de Subcomitês, realizado em novembro do ano passado.

A mobilizadora do CBH Rio das Velhas, Adriana Carvalho, explica que cada visita juntará três Subcomitês e que o intercâmbio foi pensado no sentido de proporcionar o conhecimento mútuo das iniciativas realizadas em cada Unidade Territorial (UTE) da bacia. “Em geral, serão priorizadas aquelas ações relacionadas a projetos financiados pelo recurso da cobrança pelo uso da água. Entretanto, durante o 9º Encontro de Subcomitês 2019, alguns conselheiros manifestaram interesse em conhecer iniciativas que também não se restrinjam apenas aos projetos hidroambientais, mas que de alguma forma contribuem para a melhoria da qualidade/quantidade da água na bacia”.

Adriana esclareceu também que um Subcomitê anfitrião irá receber a visita de outros dois Subcomitês. “Orientamos que a escolha do SCBH a ser visitado fosse no sentido de conhecer experiências/projetos que não têm similaridade com aqueles que já foram desenvolvidos nos SCBHs convidados, como forma de ‘trocar figurinhas’ de como viabilizar projetos, fazer articulações, mobilizar comunidades e atores estratégicos, etc. Esperamos que, com as trocas realizadas, cada SCBH convidado possa levar para sua UTE novos olhares sobre como trabalhar em prol da bacia, resguardadas as especificidades de cada localidade”.

O Subcomitê Ribeirão Jequitibá receberá a visita de outros Subcomitês, no dia 31 de março. A coordenadora-geral do Subcomitê Ribeirão Jequitibá, Marley Lima, fala sobre a importância do intercâmbio. “No último encontro de Subcomitês montamos grupos de trabalho com os Subcomitês que possuem realidades parecidas para podermos trabalhar em conjunto propondo demandas ao CBH Rio das Velhas e aprender com o que já foi feito em cada região. Na primeira visita que será realizada ao Subcomitê Ribeirão Jequitibá apresentaremos o projeto hidroambiental de difusão de sistemas agroecológicos que executamos em 2019 e que alcançou excelentes resultados. Vamos mostrar o que foi feito, os pontos de sucesso e onde tivemos que fazer melhorias. Será um momento importante de aprendizagem e troca de experiências”, diz.

Entidades trocaram experiências durante Encontro realizado em novembro de 2019. Representantes do Subcomitê Ribeirão Jequitibá (à direita) receberão membros dos Subcomitês Arrudas, Onça e Nascentes. (Foto: Fernando Piancastelli)

 

Confira as datas das visitas:

[wp_table id=25254/]

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto : Luiza Baggio