Senhora da Glória em busca do seu patrimônio cultural.

10/09/2010 - 14:20

Em Senhora da Glória, a cultura ajuda a fortalecer e resgatar valores perdidos ao longo do tempo.

Sexta feira, as pastorinhas entraram em cena com suas saias floridas, lenço e chinelo de dedo. As 18 meninas cantaram e dançaram músicas tradicionais de Minas Gerais. O grupo é coordenado por Sueli Guedes, que treina as meninas no Armazém, casa restaurada por ela. Logo na entrada as meninas dependuram sua mochila, todas azuis com os nomes de cada uma.

O repertório foi montado com contribuições de moradoras antigas do município, Dona Tionília e Dona Geralda, e de um grupo de pastorinhas de Diamantina. O uniforme e o material utilizados ficam guardados no Armazém, porque são de propriedade do grupo, e foram comprados com a ajuda da comunidade.

O grupo é uma forma de resgatar e fortalecer a cultura regional. “Aqui o que a gente nota é que tudo é copiado de fora, que é bom o que é da cidade grande. E muitas vezes não é assim. Eles têm a identidade deles que não deve ser perdida’’, diz Sueli. É também uma forma de incentivar a reflexão sobre a valorização do patrimônio cultural de Senhora da Glória, fortalecendo assim a luta contra a barragem projetada para o Rio das Velhas na região. Essa reflexão, proposta nessa edição da Festa de Senhora da Glória, incentivou a comunidade a se mobilizar pelo resgate da manifestações da cultura local. Nessa edição foram as pastorinhas, agora a comunidade já pensa em resgatar a folia, que também foi apresentada na festa com um grupo convidado.

Outro que usa a música como forma de vivenciar a cultura gloriense é Arnaldo Rodrigues. Ele é sanfoneiro e conta, com orgulho, que conheceu o irmão de Luiz Gonzaga, sua maior inspiração. Arnaldo, ou Naldo, começou sua vida na música ainda criança, através do antigo grupo de pastorinhas da região, que era um pouco diferente do que é hoje. “Chegava em todas as casas e cantava como fosse uma folia de reis. Dava a noite e todo mundo já esperava”, conta ele.


VEJA VÍDEO SOBRE AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS EM SENHORA DA GLÓRIA:


VEJA MAIS FOTOS DA NOITE DO DIA 11 OU CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS: