Indicadores sobre projetos hidroambientais são apresentados à CTPC

27/10/2021 - 11:50

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) contratou uma consultora para consolidar indicadores de execução dos projetos realizados na bacia. O resultado do estudo foi apresentado para os membros da Câmara Técnica de Planejamento e Controle (CTPC), em reunião virtual, realizada nesta segunda-feira (25).

A consultora Janis Lawren da Costa Santos explicou que o objetivo foi reunir dados e informações sobre as ações realizadas pelo CBH Rio das Velhas. “A partir daí, foi realizado o mapeamento dos indicadores do esforço realizado pelo Comitê e Agência Peixe Vivo no cumprimento das metas estipuladas no Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH/2015). Assim, foram propostos indicadores e parâmetros, de forma a mensurar e analisar o que foi executado, assim como indicar resultados de estudos financiados pelo CBH Rio das Velhas”, informou.

Foram definidos 19 indicadores quantitativos para os projetos e ações do CBH Rio das Velhas, compostos por 52 parâmetros que os quantificam. Também foram definidos cinco indicadores qualitativos para projetos neste estudo e foram retirados das análises realizadas no âmbito dos projetos de biomonitoramento e amostragem da qualidade da água.

A análise do que foi executado no âmbito do CBH Rio das Velhas, por meio de indicadores de esforço, se mostra eficiente, na medida em que permite um acompanhamento do que foi produzido em termos de intervenções físicas realizadas, de elaboração de estudos e de abrangência das ações. “É um importante passo dado pelo Comitê para que este conhecimento seja adquirido, e para que, daqui para frente, o acompanhamento de todos os projetos executados incorpore esta análise em seus resultados”, disse.

O coordenador da CTPC, Ronald Guerra, explicou que o alcance do cenário de “Bacia Revitalizada” é uma das metas do PDRH 2015. “Já avançamos e muito nas ações de revitalização da bacia do Rio das Velhas, mas ainda temos problemas neste âmbito. Os recursos da cobrança são insuficientes para a execução das medidas propostas no PDRH, por isso é importante formalizarmos parcerias com atores estratégicos como o que acontece no Revitaliza Rio das Velhas”, esclareceu.

 

Resultado das oficinas do Programa de Conservação e Produção de Água

 A coordenadora técnica da Agência Peixe Vivo, Paula Procópio, apresentou aos membros da CTPC o resultado das oficinas do Programa de Conservação e Produção de Água na bacia do Rio das Velhas.

As quatro microbacias selecionadas para a execução do programa foram divulgadas em setembro. São elas: Rio Maracujá, no Alto Rio das Velhas, Ribeiro Bonito, no Médio Alto Rio das Velhas, Córrego do Soberbo, no Médio Baixo Rio das Velhas e Córrego das Pedras, no Baixo Rio das Velhas.

O Programa de Conservação e Produção de Água foi lançado em junho de 2021 e terá a duração de seis anos. O objetivo é executar ações nas microbacias que possa maximizar o potencial de produção de água, a partir do planejamento e execução de Soluções Baseadas na Natureza (SBN).

 

 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio