Agência Peixe Vivo disponibiliza Plano Plurianual de Aplicação e Plano de Investimentos Anual para consulta em sites

11/06/2021 - 17:54

O detalhamento da execução do Plano Plurianual de Aplicação (PPA) e do Plano de Investimentos Anual (PIA) dos recursos arrecadados com a cobrança pelo uso da água na Bacia do Rio das Velhas foi disponibilizado no site da Agência Peixe Vivo e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas). O objetivo é oferecer mais transparência nas ações da Peixe Vivo e do Comitê, permitindo que a sociedade acompanhe as informações sobre os investimentos na bacia do Rio das Velhas.

O PPA é o instrumento básico e harmonizado de orientação dos estudos, planos, projetos e ações a serem executados com recursos da cobrança pelo uso da água em toda a bacia hidrográfica do Rio das Velhas. Foi aprovado pelo Plenário do Comitê por meio da Deliberação Normativa n° 07 de 15 de dezembro de 2020, para os exercícios 2021 a 2023. O documento é dividido em três eixos: (1) Programas e Ações de Gestão, (2) Programas e Ações de Planejamento e (3) Programas e Ações Estruturais de Revitalização.

Já o PIA é o detalhamento do PPA, ou seja, é um plano de execução de curto prazo, que lista as ações que serão realizadas dentro de um ano.

O Plano de Investimentos é apresentado utilizando a tecnologia Business Intelligence (BI) implementada recentemente na Agência Peixe Vivo, pelo coordenador de sistemas Matheus Carvalho. “É uma ferramenta de apoio à gestão dos recursos hídricos que vai auxiliar as tomadas de decisão da Agência de forma mais assertiva. O BI é inovador e habilita uma gestão mais eficaz e facilitada dos recursos hídricos”, informa Matheus.

Atualmente, o CBH Rio das Velhas possui R$ 11.541.217,00 em investimentos contratados. O status das ações contratadas e os respectivos valores executados podem ser acompanhados por meio de vários filtros no sistema de BI, como componentes do PPA, subcomponentes, ação programada ou por responsabilidade das gerências da Agência Peixe Vivo.

Acesse os documentos nos sites do CBH Rio das Velhas ou da Agência Peixe Vivo e fique por dentro da informação!

 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio