Ações do Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água são alinhadas pela CTPC

01/06/2021 - 18:50

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) lança no próximo dia 16 de junho o Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água e a Câmara Técnica de Planejamento, Projetos e Controle (CTPC) discutiu sobre as ações do programa em reunião realizada no dia 31 de maio, por videoconferência.

O objetivo do Programa de Conservação e Produção de Águas é implementar ações visando maximizar o potencial de produção de água de uma determinada bacia hidrográfica a partir da ótica de delimitação em uma escala de micro-bacia, a partir do planejamento e execução de soluções baseadas na natureza.

O Programa é um importante passo que o CBH Rio das Velhas dá para alavancar as ações de recuperação, conservação e produção de água na bacia. Uma ação necessária que trará avanços para a revitalização de toda a bacia. É um aprimoramento nas ações realizadas pelo CBH Rio das Velhas, investindo os recursos da cobrança de forma mais efetiva”
Ronald Guerra, afirmou o coordenador da CTPC

 

O gerente de projetos da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, esclareceu para os membros da CTPC que serão selecionadas quatro micro-bacias para dar início ao Programa. “Os Subcomitês encaminharão as sugestões de áreas para a realização do Programa que terá a duração de seis anos. Em seguida, a CTPC vai analisar em conjunto com a Agência Peixe Vivo, para definir as quatro micro-bacias selecionadas, sendo uma de cada região Alto, Médio Alto, Médio Baixo e Baixo Rio das Velhas”.

No dia 16 de junho será realizada uma reunião online para lançar e apresentar o programa. Os Subcomitês interessados devem encaminhar a indicação das micro-bacias para o e-mail programa.microbacias@cbhvelhas.org.br até o dia 01/07/2021.

Reunião CTPC

Agência Peixe Vivo implementa ferramenta de Business Intelligence

 O coordenador de sistemas da Agência Peixe Vivo, Mateus Carvalho, apresentou aos membros da CTPC a ferramenta Business Intelligence (BI). “Sistemas de apoio à decisão, quando concebidos e implantados de forma correta, acarretam um impacto positivo no processo de apoio à decisão, em particular na gestão de recursos hídricos. Por isso, a Peixe Vivo está implementando o BI que em breve poderá ser acessado pelo site da Agência”, informou.

A adoção da ferramenta de apoio à gestão dos recursos hídricos trará benefícios significativos na tomada de decisão da Peixe Vivo. O BI é inovador e habilita uma gestão mais eficaz e facilitada dos recursos hídricos.

 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio
Foto: Bianca Aun