Agência Peixe Vivo: 15 anos de gestão das águas

17/09/2021 - 16:29

Ao longo dessa semana embarcamos na comemoração dos 15 anos da Agência Peixe Vivo. Entendemos o processo de criação, implementação dos instrumentos de gestão nas respectivas bacias e nesta última matéria mostraremos como a Peixe Vivo se tornou mais que uma Agência de Bacia.

No último quinquênio, mais precisamente a partir de 2019, a Peixe Vivo passou por um processo de reestruturação para aprimorar sua equipe e processos. À época, o presidente do Conselho de Administração era Odorico Pereira de Araújo. Ele explica que a Agência queria melhorar ainda mais a confiança na gestão dos recursos hídricos e, por isso, melhorou os seus processos e reestruturou a equipe com a contratação de novos funcionários. “A Peixe Vivo, ao longo desses 15 anos construiu uma história de sucesso! Diante de todos os obstáculos que as agencias de bacia atravessaram e ainda atravessam, com um valor de custeio definido em 7,5% referente à cobrança pelo uso dos recursos hídricos, a Peixe Vivo conseguiu sair na frente”, disse.

Com uma equipe competente e talentosa, a Agência aceitou os desafios e lutou por melhorias. “Tinha-se um sonho que era transformar a Peixe Vivo como uma referência na gestão dos recursos hídricos. Com isso, as conquistas foram acontecendo. Após a implementação da cobrança conseguimos realizar vários projetos de revitalização e conservação nas bacias, além da elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico. Na bacia do São Francisco aprimoramos a metodologia de cobrança. Só conseguiremos defender a causa dos recursos hídricos com muita união e fortalecendo cada vez mais os Comitês de Bacias Hidrográficas”, afirmou.

De acordo com o atual presidente do Conselho de Administração, Nelson Guimarães, o comprometimento da equipe da Peixe Vivo tem sido o diferencial. “Desde o meu primeiro contato com a Peixe Vivo, a cerca de 5 anos, quando fui indicado pela Copasa [Companhia de Saneamento de Minas Gerais], uma das coisas que mais me chamaram a atenção foi o profissionalismo, a competência e o comprometimento de todas a pessoas que compõem a Agência. Hoje, tenho orgulho de fazer parte desta história. Foram 15 anos de muitos trabalhos e serviços prestados. A Peixe Vivo está sempre em movimento. Parabéns Peixe Vivo pelo percurso até aqui e sucesso nos próximos anos!”, comemorou.

Para Anivaldo Miranda, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) no período de 2012-2021, a nova metodologia de cobrança na bacia do Velho Chico foi uma grande conquista. “Aumentamos a nossa arrecadação e fomos um dos primeiros comitês do Brasil a elaborar uma nova metodologia de cobrança. No entanto, ainda é preciso encontrar soluções para o custeio”, esclarece.

A Agência Peixe Vivo verificou a importância em se ter uma instituição forte que, além de agência de bacia, tenha sua personalidade e contribuição à sociedade. Em vista disso, foi preciso crescer, expandir serviços e explorar a sua capacidade. Ter recurso oriundo de outras fontes além da cobrança é uma das metas para que se consiga desenvolver um trabalho institucional adequado para o crescimento da entidade com sustentabilidade financeira. Por isso, tem buscado parcerias, como a que já foi firmada com a The Nature Conservacy (TNC) para a implementação do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) na região do Alto Rio das Velhas.

Além disso, tem buscado articulação política e institucional para fortalecer o relacionamento da entidade, assim como conquistar importantes parcerias. Também tem trabalhado para solucionar os problemas enfrentados no dia a dia, buscando alternativas que visam a otimização de seus serviços e gestão.

Uma das funcionárias mais antigas da Agência é a gerente de Integração, Rúbia Mansur. “Atuo na Peixe Vivo desde 2010. Nesse tempo vi a agência crescer e com uma gestão qualificada conquistamos o merecido reconhecimento. Passamos por uma reestruturação e em meados de 2019 assumi a Gerência de Integração. Com o apoio dos Comitês de bacia e órgão gestores temos evoluído, ano a ano, e o nosso foco é continuar aprimorando os processos evoluindo para garantir a continuidade da gestão eficiente dos recursos hídricos nas bacias do São Francisco e seus afluentes”, declarou.

Já Manoel Vieira, ingressou na Peixe Vivo em 2015. Atuando como coordenador do Escritório Regional de Maceió, ele costuma dizer que teve uma ótima surpresa ao entrar para a equipe. “O comprometimento e a dedicação de todos da equipe foi uma grata surpresa. Hoje, após seis anos de trabalho, continuo com a motivação em alta por saber que seguimos avançando e dando nossa parcela de contribuição na gestão dos recursos hídricos no Brasil. Parabéns Agência Peixe Vivo pelos seus 15 anos!” celebrou.

Linha do Tempo: o terceiro quinquênio (2017-2021) 

2017 – Assinatura do contrato de gestão com a ANA para atuar como agência de bacia do CBH Verde Grande

2018 – Abertura do Escritório Regional de Montes Claros (MG) em atendimento ao CBH Verde Grande

 2019 – Reestruturação da equipe da Agência Peixe Vivo, aprimoramento dos processos e abertura do Escritório Regional em Pará de Mina (MG) em atendimento ao CBH do Rio Pará

2020 – Adequação dos processos da Peixe Vivo ao trabalho remoto, devido à pandemia

2021 –Comemoração dos 15 anos da Agência Peixe Vivo

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio