Baixa vazão coloca o Rio das Velhas em estado de atenção

10/05/2021 - 12:20

O Rio das Velhas, responsável pelo abastecimento de mais de 60% da população da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), está em Estado de Atenção devido à baixa vazão registrada no ponto de captação de água da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) na Estação Bela Fama, em Nova Lima. Os dados foram apresentados na reunião do Grupo de Controle de Vazão do Alto Rio das Velhas (Convazão), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), realizada no dia 07 de maio, por videoconferência.

O Estado de Atenção antecede a situação crítica de escassez hídrica e seu Estado de Alerta, conforme regulamentado pela Deliberação Normativa 49/2015, do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). Nesta situação não há restrição de uso para captações de água e os usuários de recursos hídricos deverão ficar atentos para eventuais alterações do respectivo estado de vazões.

Segundo o IGAM, o Estado de Atenção se caracteriza quando a média das vazões diárias de sete dias consecutivos, observadas no posto de monitoramento fluviométrico de referência, estiver inferior a 200% da Q7,10 – menor média registrada no período de sete dias dos últimos 10 anos – que atualmente está em 10,5 m³/s conforme o Instituto.

De acordo com os dados do CBH Rio das Velhas, na semana entre os dias 24 de abril e 02 de maio, a média da vazão residual do Rio das Velhas, após a captação de água em Bela Fama, onde a Copasa retira 6,5 m3/s para o abastecimento da RMBH, foi de 3,08 m3/s.

O secretário do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, destaca que a situação é cada vez mais preocupante. “As chuvas têm nos mostrado que só chover não resolve o problema. Mesmo com o volume de água considerável de 2020, ainda houve falta de água na bacia. O que demonstra a perda de capacidade da bacia de se recuperar”, disse.

Polignano destacou também que esse ano o período crítico iniciou dois meses antes do esperado. “A capital do Estado retira do Rio das Velhas mais de 70% da vazão do rio. A RMBH ocupa apenas 10% da área territorial da bacia, mas possui mais de 70% de toda a sua população. Normalmente os meses críticos são julho, agosto e setembro. Estamos no início de maio e o Velhas já pede socorro”, explicou.

O Convazão se reunirá novamente no prazo de 15 dias para analisar as curvas de recessão e verificar se é possível alguma manobra para aumentar a vazão do Rio das Velhas.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Michelle Parron e Ohana Padilha