Plataforma SIGA Rio das Velhas reunirá produtos de todos os contratos do Comitê

03/04/2019 - 14:25

Durante vários anos, os interessados em acompanhar os resultados dos projetos desenvolvidos pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) acessavam os produtos gerados por meio do site da entidade.

Com o advento da plataforma SIGA Rio das Velhas – software digital que permite a gestão do conhecimento produzido e o acesso de forma abrangente e colaborativa ao conjunto de informações a respeito da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas – todos esses produtos ficarão agora dispostos unicamente no sistema de informações do Comitê.

Para acessar os produtos, o leitor deverá entrar no módulo ‘Acompanhamento de Ações’, desenvolvido com o objetivo de permitir que o público interessado possa acompanhar os investimentos que estão sendo ou foram realizados em ações voltadas à: a) implementação do Plano Diretor de Recursos Hídricos (PDRH) da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas; b) na execução do Plano Plurianual de Aplicação (PPA) da Bacia e; c) na implementação do Programa Revitaliza Rio das Velhas.

Por meio do módulo de Acompanhamento de Ações, o usuário poderá consultar quais ações ou projetos se encontram em andamento em uma determinada Unidade Territorial Estratégica (UTE) ou determinado município da bacia e verificar o desenvolvimento físico e financeiro dos projetos e ações ali cadastrados pelos contratantes responsáveis, desde o início do processo de contratação até a sua conclusão.

Acesse!

SIGA Rio das Velhas

O Sistema de Informações do Rio das Velhas (SIGA Rio das Velhas) é uma plataforma tecnológica para auxiliar no processo de gestão do conhecimento produzido sobre a bacia do Rio das Velhas, permitindo o acesso às informações de forma abrangente, interoperável e colaborativa.

As soluções desenvolvidas possibilitam o armazenamento, publicação e manutenção dos dados produzidos na elaboração do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, dos dados de acompanhamento das outorgas de uso da água (emitidos para a bacia do Rio das Velhas) e, também, dos dados geográficos da bacia. O sistema também permite gerir os conteúdos dos usuários e das ferramentas que compõem a plataforma, permitindo a difusão de informações e conteúdos por meio de uma sala de situação que será futuramente implantada pelo CBH Rio das Velhas.

O desenvolvimento do SIGA Rio das Velhas se deu em conjunto com os diversos atores responsáveis pelos processos de gestão hídrica como usuários de água, poder público e sociedade civil.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiz Ribeiro