Barrocão: um parque urbano que atua como elo socioambiental da trama Verde e Azul e Corredores Ecológicos

01/02/2021 - 10:06

Morar pertinho de um parque, com pássaros, lagos e flores, e ter onde recarregar as energias em meio ao concreto é qualidade de vida para quem mora nas cidades. Mas, muito mais do que ser o ‘pulmão’ das cidades, os parques urbanos possuem uma importância ecológica e ambiental, pois possibilitam a convivência com a natureza, melhoram a qualidade ambiental e de infiltração da água no solo e todos os outros benefícios que uma área verde pode proporcionar ao meio urbano. A bacia do Rio das Velhas possui vários exemplos dessa combinação, como por exemplo o Parque Barrocão, localizado no município de Matozinhos.

O Parque Municipal Ecológico do Barrocão é uma Zona Urbana de Preservação nas imediações do parcelamento dos bairros São Paulo e São José, em Matozinhos, na região do Médio Alto Rio das Velhas, com 13,4 hectares. A área verde e parque municipal configura-se como um espaço Lumes (Lugares de Urbanidade Metropolitana) – um programa do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte (PDDI-RMBH), dentro da Política Metropolitana de Democratização dos Espaços Públicos.

Além disso, o Barrocão também será um importante entreposto com as Unidades de Conservação (UCs) existentes no município de Matozinhos, como por exemplo o Parque Estadual Cerca Grande, o Monumento Natural Estadual Várzea da Lapa, Monumento Natural Estadual Jaguara, Monumento Natural Estadual Gruta Santo Antônio e a RPPN Bom Jardim onde está a gruta do Ballet. Também se encontram próximo ao parque a APA Carste de Lagoa Santa e o Sítio Ramsar Lund-Warming, onde se encontram importantes sítios paleoarqueológicos e o complexo das lagoas cársticas, que recebem aves migratórias de toda a América.

O articulador do Parque Barrocão e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), José Procópio de Castro, esclarece que a área é um importante elo entre as tramas Verde e Azul e os corredores ecológicos. “Os Lumes são regiões pensadas para ampliar o convívio harmônico entre as pessoas da cidade com a natureza e os corredores ecológicos. São locais de divulgação e valorização da rede ambiental junto à sociedade local, fomentando o fortalecimento da rede metropolitana. O Barrocão é uma área que mantem o equilíbrio entre o cinza do concreto das cidades e o verde da natureza, um lugar necessário para que a vida se torne mais saudável e sustentável”, afirmou.

No entanto, o vereador de Matozinhos, Sidirley Bento, autor da proposta de lei de criação do Parque Barrocão, alerta que muitas vezes as reservas legais são desconsideradas. “Em alguns casos as reservas legais de parcelamento do solo não são transformadas em áreas verdes, sendo objetos de negociação em desacordo com a legislação. Em outros casos, essas áreas são invadidas. No caso do Barrocão, criamos uma lei de diretriz orçamentária com o objetivo de galgar recurso para implementar de forma efetiva o parque. A população local já reconhece e cuida do Barrocão e a intenção é dialogar com o novo executivo do município para avançarmos na criação e preservação do Barrocão”.

Procópio de Castro acrescenta ainda que apesar das dificuldades, a comunidade do entorno se organizou e tem realizado ações para que o Parque Municipal Ecológico do Barrocão se torne uma realidade não só no papel. “Foram muitas ações com intensa participação de moradores locais e de cidades vizinhas. Já realizamos várias etapas como o cercamento da área, enfrentamento pelo zoneamento protetivo, lei de autorização de criação do parque, e muitas atividades pela recuperação ambiental. O Parque Barrocão já é um lugar para escutar os cantos dos pássaros em meio à natureza da Mata Atlântica e do Cerrado, um lugar de preservação, um respiro dentro da cidade que também atua para preservar os cursos d’água”.

Trama Verde e Azul

A Trama Verde e Azul é uma importante proposição contida no PDDI-RMBH que diz respeito à conexão dos espaços em um contexto metropolitano, valorizando a diversidade e contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental da região. Constitui uma rede de nascentes, corpos d’água, áreas de preservação permanente (APPs), unidades de conservação e outras áreas de relevante interesse ambiental existentes ou propostas, interligadas segundo princípios de conectividade, incorporando também eixos viários, equipamentos de uso coletivo, espaços livres de uso público, parques urbanos, áreas vazias e áreas degradadas potencialmente passíveis de recuperação, revegetação ou tratamento paisagístico.

O conceito da trama Verde e Azul foi proposto pelo arquiteto mineiro Roberto Luís de Melo Mont-Mor que coordena a equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no planejamento da RMBH. De acordo com o PPDI a trama Verde e Azul reforça a identidade cultural no território e, ao promover o acesso à natureza, cria oportunidades para o lazer, o turismo e para a convivência social.

Se, por um lado, as tramas Verde e Azul exercem um papel importante de delimitação de espaços construídos de ocupação populacional densa, evitando sua dispersão excessiva no território, por outro, protege áreas de produção agrícola e complexos ambientais culturais de interesse metropolitano, além de contribuir para a proteção de unidades de conservação.

O CBH Rio das Velhas tem desenvolvido na UTE [Unidade Territorial Estratégica] do Carste, área em que se encontra o Parque do Barrocão, e também na UTE Ribeirão da Mata, projetos de mapeamento de corredores ecológicos que ao serem concluídos desenhará a trama no Vetor Norte da RMBH. Com este trabalho, estarão conectados 12 munícios do Médio Velhas e já se desenham possibilidades de conexão com os do Alto Velhas a partir de Caeté e Sabará e seus cursos d’água, que também compõem o sistema hídrico do Parque Nacional da Serra do Gandarela.

“O Rio das Velhas é importante para a economia mineira, para a população que está em seu entorno, mas também para a segurança ambiental. Construindo a trama Verde e Azul, que considera as florestas e águas daremos garantia à manutenção das nossas nascentes e áreas de recarga e no abastecimento hídrico do futuro”, finalizou Procópio de Castro.

Para mais informações sobre o Parque Barrocão acesse https://www.facebook.com/parquebarrocao/

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Procópio de Castro