CTECOM analisa proposta de livro sobre o Rio das Velhas

10/12/2020 - 16:40

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) contratou uma empresa especializada para a elaboração de um livro sobre o Rio das Velhas e sua bacia. Em vista disso, a Câmara Técnica de Educação, Comunicação e Mobilização (CTECOM) reuniu-se, no dia 10 de dezembro por videoconferência, para analisar a proposta elaborada pela Yayá Comunicação, empresa contratada por licitação para a elaboração do livro.

O presidente da CTECOM, Edinilson dos Santos, falou sobre a justificativa para a elaboração do livro. “O Rio das Velhas tem uma história linda e de luta que deve ser contada e compartilhada. O livro vai prestar contas das ações e projetos desenvolvidos pelo CBH Rio das Velhas durante a Gestão 2016/2020, criar um registro histórico e divulgar as atividades do Comitê. Servirá também como um instrumento de transparência, mostrando ao usuário de água os investimentos que têm sido realizados com os recursos da cobrança pelo uso da água na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas”, disse.

Os membros do CBH Rio das Velhas, Márcio Lima e José Procópio de Castro, destacaram a importância do livro conter um capítulo sobre os Subcomitês. “O Rio das Velhas da voz aos seus córregos e rios afluentes. Isso vem de uma lógica que ocorre desde 1997 com os núcleos do projeto Manuelzão. Este livro é importante para fazer o registro e a memória da bacia e acredito ser necessário a inclusão de um parágrafo sobre os Subcomitês, unidades importantes da composição do CBH Rio das Velhas”, disse Márcio Lima.

“Ressalto a importância de destacar os Subcomitês no livro e que o CBH Rio das Velhas foi um dos primeiros Comitês do Brasil a implementar a cobrança e a realizar projetos hidroambientais. Por isso, acredito que os projetos de revitalização da bacia também merecem destaque”, acrescentou José de Castro Procópio.

O presidente da CTECOM, Edinilson dos Santos, sugeriu ainda à empresa que está elaborando o livro a criação de um cronograma para que a CTECOM possa contribuir e auxiliá-los com o que for necessário para que a publicação seja completa e da melhor qualidade possível.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio