Diretoria discute Semana Rio das Velhas 2021, marco regulatório de saneamento básico e vazão na região do Alto

27/05/2021 - 19:05

A diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) se reuniu, na tarde da última quarta-feira (26), para alinhar a programação da Semana Rio das Velhas 2021. O encontro acontece todos os anos como um momento de união e integração entre os povos da bacia e parceiros do Comitê e acontecerá entre os dias 29 de junho e 02 de julho com uma programação online.

Como parte integrante da Semana Rio das Velhas, será realizada uma Reunião Plenária do Comitê comemorativa aberta ao público com uma programação diversificada.
A Semana é um importante momento de mobilização e de debate sobre as questões ambientais para buscarmos cada vez mais melhorias na bacia”,

afirmou a presidente do Comitê, Poliana Valgas.

A Diretoria também discutiu sobre o marco regulatório de saneamento básico que foi aprovado pelo governo federal em 2020. A nova legislação aponta para um modelo de gestão em que as empresas privadas poderão participar com igualdade de condições com as empresas estatais de saneamento nas concessões de implantação e operação de sistemas de saneamento básico nos municípios brasileiros, separadamente ou reunidos em consórcios.

 

Reunião da Diretoria do CBH Velhas

 

O secretário do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, explicou que a escolha para o saneamento brasileiro vai na contramão de muitos países onde essa tentativa já foi feita. “A reestatização é uma tendência mundial onde se vê inúmeras empresas privadas abandonando contratos de concessão por razões diversas. Diante da aprovação da legislação, o Fórum Mineiro de Comitês de Bacia [FMCBH] quer debater sobre o as privatizações no saneamento básico e alinhar o que pode ser feito para evitar problemas no saneamento básico em Minas Gerais”.

Outro ponto abordado na reunião da diretoria foi a baixa vazão do Rio das Velhas. “O Rio das Velhas já se encontra em estado de atenção no Alto Rio das Velhas e estamos no início do período de estiagem. A previsão de chuvas até novembro é muito baixa e a situação da vazão do Rio das Velhas cada vez mais preocupante”, disse o vice-presidente do CBH Rio das Velhas, Renato Júnio Constâncio.

 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio