Momento Rio das Velhas #8: Qualidade das águas em tempos de pandemia

11/05/2020 - 14:47

O mundo desacelerou. Com o isolamento e a suspensão de parte das atividades comerciais e industriais em diversos países, o meio ambiente respondeu. Na China, a poluição do ar diminuiu, em Veneza as águas ficaram mais claras e na ilha de Sardenha, também na Itália, golfinhos voltaram a nadar próximos à costa.

Em Belo Horizonte, a natureza parece também ter dado os seus sinais. Em um vídeo que circulou pelas redes sociais, a água do Ribeirão Arrudas aparece com aspecto mais límpido do que o de costume.

O rio que nasce no município de Contagem, na região metropolitana, e encontra o Velhas em Sabará, normalmente carrega em sua calha uma enorme quantidade de poluição adquirida durante o seu percurso pela capital mineira. Será que a pandemia estaria realmente provocando uma melhora em suas águas?

O geógrafo e presidente da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), Rodrigo Lemos, acredita que a desaceleração da cidade pode ter influenciado sim nas águas do Arrudas.



Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Produção: Luciano Mafra e Luiz Ribeiro