Para valorizar nascente, Subcomitê Ribeirão Arrudas inaugura chafariz no bairro Havaí

19/02/2021 - 14:56

O Subcomitê Ribeirão Arrudas, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), inaugurou um chafariz público para uso da comunidade no bairro Havaí, em Belo Horizonte, na tarde da quinta-feira (18). A fonte é uma das ações previstas para a valorização das nascentes urbanas na Grota da Ventosa.

As nascentes incluídas no processo de revitalização encontram-se na bacia do Córrego Cercadinho, no bairro Havaí, e constitui um complexo que envolve oito nascentes, com grande volume de água que corre para a rua. “Para começarmos a revitalizar nascentes, primeiro elas precisam ser notadas, trazendo para a população um sentimento de harmonia e sensações boas com a presença dela e o chafariz cumpre esse papel. A próxima etapa é continuar o trabalho de conscientização da importância das nascentes urbanas e o plantio de mudas de árvores que possam auxiliar o ambiente a se auto restabelecer, protegendo o solo de futuras erosões e aumentando as áreas verdes ali existentes”, esclareceu a coordenadora da sociedade civil no Subcomitê Ribeirão Arrudas, Márcia Rodrigues Marques.

A nascente revitalizada encontra-se na propriedade do Sr. Antônio Pinheiro. “Moro aqui há 53 anos e nunca vi a água dessa nascente secar. Estamos felizes com as ações feitas e muitas pessoas que não sabiam da existência dessa nascente passaram a conhecê-la. É com muito carinho e cuidado que vamos cuidar das melhorias”, afirmou.

O coordenador-geral do Subcomitê Ribeirão Arrudas, Humberto Marques, esclareceu que o projeto de “Valorização de Nascentes Urbanas” é a realização de um ideal cujo eixo norteador é a integração de ações específicas de valorização e recuperação de nascentes com a participação da sociedade na sua implantação e continuidade. “O envolvimento da população é condição essencial para o êxito de projetos que pretendam recuperar a qualidade ambiental de nossos cursos d’água e proporcionar a melhoria da qualidade devida. Nesse quadro está o trabalho dos cuidadores de nascentes que o Antônio Pinheiro vem desenvolvendo com muito carinho”, disse.


Veja as fotos da visita: 


A verba para a revitalização das nascentes na Grota da Ventosa é proveniente da ação de cumprimento da Medida Compensatória da Licença de Operação 0822/17 do empreendimento Rouxinol Viagens e Turismo Ltda. Para a escolha e desenvolvimento do trabalho, o Subcomitê Ribeirão Arrudas fez uma parceria com a PBH e a Copasa para definição da área de aplicação do recurso.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) desenvolve desde 2011 o projeto de Valorização de Nascentes Urbanas nas bacias dos Ribeirões Onça e Arrudas. A primeira ação foi o cadastramento de 183 nascentes na bacia do Arrudas e 162 no Onça.


Confira o mapa de localização do complexo de nascentes: 


Sobre a bacia do Arrudas

A bacia do Ribeirão Arrudas pertence à bacia hidrográfica do Rio das Velhas. A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), apesar de ocupar apenas 10% da área territorial da bacia, concentra mais de 70% de toda a sua população e é uma das principais responsáveis pela degradação das águas do Rio das Velhas.

Do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, em Contagem, onde está a nascente do Arrudas, até a foz do ribeirão, no Rio das Velhas, ele abrange uma área de aproximadamente 206 km². Seu curso d’água principal tem em torno de 47 km de extensão. Somente no município de Belo Horizonte, o leito do Arrudas apresenta uma extensão de cerca de 37 km, sendo um importante condicionante da ocupação urbana na região.

A ocupação desordenada da capital mineira e de Contagem e mais tarde a construção de avenidas para descongestionar o trânsito de Belo Horizonte suprimiram todo o verde que havia nas margens do Arrudas, contribuindo para o aumento da temperatura na região. Além disso, o concretamento do leito do ribeirão, somado à impermeabilização crescente do solo da cidade, tem causado, nos últimos anos, enchentes cada vez mais destrutivas ao longo das bacias do Arrudas e do rio das Velhas.


Veja as fotos do Córrego Cercadinho: 


 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Léo Boi e Luiza Baggio