Programa de Conservação e Produção de Água para a bacia do Rio das Velhas é tema de debate na CTPC

07/04/2021 - 14:41

O Programa de Conservação e Produção de Água para a bacia hidrográfica do Rio das Velhas foi discutido pelos membros da Câmara Técnica de Planejamento, Projetos e Controle (CTPC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), em reunião realizada por videoconferência, no dia 05 de abril.

O objetivo foi apresentar aos membros da Câmara a proposta de metodologia para desenvolvimento das oficinas e o orçamento necessário para implementação do Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água na bacia do Rio das Velhas. O horizonte planejado para a iniciativa é de seis anos.

O coordenador da CTPC, Ronald Guerra, esclarece que a ideia do Programa surgiu a partir da necessidade de aprimorar os projetos hidroambientais atualmente em curso, principalmente os de recuperação relacionados a aspectos qualitativos e quantitativos de recursos hídricos. “A ideia é implantar um Programa macro em toda a bacia com foco na recuperação de pastagens, adequação de estradas rurais, implantação de cercas e aceiros entre outras ações. É uma ação necessária que trará avanços para a revitalização da bacia. Assim, estamos aprimorando as ações do Comitê e investindo os recursos da cobrança de forma mais efetiva”, afirmou.

Os membros da CTPC aprovaram a proposta da Peixe Vivo de hierarquização e seleção para o Programa de Conservação e Produção de Água e a estimativa orçamentário.

Para a hierarquização e seleção de sub-bacias prioritárias serão analisados quatro critérios: socioeconomia, governança territorial, hidrológico e biótico. Será realizada uma reunião para anunciar sobre o programa para todos os atores da bacia. Em seguida acontecerão duas oficinas por região fisiográfica: a primeira para apresentar as micro bacias selecionadas para fazer parte do Programa e a segunda para apresentar os resultados da hierarquização de priorização das micro bacias.

O gerente de Projetos da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, apresentou a estimativa de custos de execução de serviços como cercamento, plantio de mudas, manutenção de áreas florestais, adequação de estradas vicinais e conservação do solo. “Recomendamos o investimento de R$ 7 milhões em cada bacia prioritária selecionada. O valor é condizente com o que preconiza o Plano Diretor de Recursos Hídricos que determina a destinação de 43% da expectativa de arrecadação para o investimento em ações e programas previstos”, destacou.


Confira a estimativa de custo elaborada pela Agência Peixe Vivo para o Programa de Conservação e Produção de Água: 


Viveiro de Mudas

 O CBH Rio das Velhas divulgou no dia 26 de março o resultado do chamamento para doação de mudas. Foram selecionadas 33 instituições que receberão um total de 93.675 plantas produzidas no Viveiro Langsdorff.

Thiago Campos aproveitou a oportunidade para relembrar que 2021 é o último ano de produção de mudas no Viveiro Langsdorff, fruto de uma parceria do CBH Rio das Velhas, Agência Peixe Vivo e a empresa ArcelorMittal.

Para Ronald Guerra o viveiro não pode parar. “A parceria entre o CBH Rio das Velhas e a ArcelorMittal deve continuar na produção de mudas no Viveiro Langsdorff. O CBH Rio das Velhas vai implementar o Programa de Conservação e Produção de Água em toda a bacia e o viveiro contribuirá para as ações de revitalização. Não podemos findar um programa do nível do viveiro”, disse.

A CTPC encaminhará à presidência do CBH Rio das Velhas uma solicitação para a continuidade da parceria para produção de mudas no Viveiro Langsdorff.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Foto: Fernando Piancastelli