Ações de educação e mobilização social realizadas pela Copasa no Alto Rio das Velhas são apresentadas à CTECOM

22/10/2021 - 19:35

O Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais (Pró-Mananciais) e o Chuá realizados na região do Alto Rio das Velhas pela Copasa foram apresentados à Câmara Técnica de Educação, Mobilização e Comunicação (CTECOM) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), em reunião realizada de forma virtual, no dia 19 de outubro. Os programas executam ações de educação e mobilização social.

O Pró-Mananciais tem por objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água para abastecimento público das cidades operadas pela Copasa. As ações são desenvolvidas a partir do estabelecimento de parcerias com as comunidades locais em conjunto com as prefeituras, representantes de escolas públicas, órgãos estaduais e ONGs, entre outros, visando a melhoria da qualidade e quantidade das águas, favorecendo a sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Dentre as ações desenvolvidas, destacam-se o cercamento de nascentes e demais Áreas de Proteção Permanente (APP), plantio de mudas nativas, construção de bacias de contenção de água de chuva (bolsões), bem como a realização de oficinas e capacitações em temas ambientais para o público escolar, agricultores e demais moradores do município, de forma a promover a cultura da sustentabilidade e, assim, ganhar cada vez mais parceiros na preservação ambiental.

A representante da Copasa, Maira Fares Leite, explicou que o Pró-Mananciais representa um importante instrumento de mobilização social, estimulando a pro atividade, a responsabilidade compartilhada, a solidariedade, a criatividade e o protagonismo, a partir da formação de Coletivos Locais de Meio Ambiente que são chamados de Colmeias. “Esses grupos são formados nos municípios que recebem o Programa imprescindível em todas as etapas do seu desenvolvimento – diagnóstico da bacia hidrográfica, planejamento, execução e monitoramento das ações”, esclareceu.

Programa Chuá

Já o Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental é desenvolvido há mais 30 anos pela Copasa e consiste em sensibilizar e conscientizar as comunidades onde está inserida e, mais especificamente, a comunidade escolar, sobre a relação entre a saúde e o saneamento, a partir da realização de palestras e visitas às estações de tratamento de água e esgoto nas diversas localidades onde a empresa presta serviços.

A responsável pelo Chuá e membro da CTECOM, Tereza Bernardes, comentou sobre as ações no Alto Rio das Velhas. “Este ano contamos com a participação da Escola Municipal Dr. Pedrosa, localizada em Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto, no Alto Rio das Velhas. O trabalho é desenvolvido na escola com o apoio do Subcomitê Nascentes, pertencente ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e do Coletivo Rio da Prata Vive, e é uma iniciativa do Programa Pró-Mananciais”, afirmou.

O coordenador da CTECOM, Edinilson Santos, comemorou as iniciativas da Copasa. “Os dois programas sensibilizam, conscientizam e mobilizam as pessoas e as comunidades sobre a importância da água para a vida. As ações promovem a educação ambiental e devem ser realizadas em outras regiões da bacia”.

 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio