Antes de resposta sobre canalização, CTOC promove visita técnica em terreno onde poderá ser construído estádio

18/01/2019 - 12:30

Como parte do processo de análise e deliberação sobre o pedido para se canalizar parte do Córrego do Tejuco, que viabilizaria a construção da Arena MRV, novo estádio do Atlético-MG, os conselheiros da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) promoveram visita técnica ao local, na manhã desta quinta-feira (17).

Acompanhados de representantes do Subcomitê do Ribeirão Arrudas e da MRV, construtora responsável pelo empreendimento, os conselheiros puderam visualizar onde se darão as intervenções e os principais impactos no curso d’água. “A gente conseguiu visitar a área da nascente, ver o talveque fluvial, uma área de inundação que pode ser interessante para debate, e isso vai dar um instrumental e maior segurança para o processo de decisão que será no dia 22”, afirmou Rodrigo Lemos, presidente da CTOC, fazendo referência ao fato de que o posicionamento técnico final da câmara sairá na próxima terça-feira (22), já de posse de um parecer da Agência Peixe Vivo sobre o assunto. Soberana sobre a decisão, a Plenária do CBH Rio das Velhas decidirá se confere ou não o pedido em reunião extraordinária, em 31/01.

Conforme debatido na primeira reunião de apresentação do empreendimento, a principal preocupação dos conselheiros é se o empreendimento irá reter o incremento de vazão resultante da impermeabilização de quase 60% do terreno, até que a água chegue à rede externa. Segundo os técnicos da MRV, uma caixa de detenção, com capacidade para armazenar 1.269 m³, será construída para armazenar essa água e a liberar aos poucos.

A canalização solicitada é de 296 metros. Um canal principal coletaria a vazão de contribuição da área de preservação e um canal drenante manteria o curso natural e garantiria o fluxo do córrego. Duas nascentes estão localizadas no terreno em local que será mantido para preservação e que representa 23% da área útil.

Em meio a esse contexto, Lemos destacou que as visitas técnicas são procedimentos obrigatórios, regimentados pelo Comitê, para o processo de aprovação de outorga. “A CTOC faz questão de, em todos os momentos, ter esse nível de esclarecimento. Porque as visitas técnicas nos permitem perceber melhor o local e as dinâmicas que ali estão inseridas, muito mais do que uma foto ou um vídeo”, disse.

Veja as fotos da visita:

Arena MRV

Destinada a sediar eventos de grande, médio e pequeno porte, convenções e jogos de futebol, a Arena MRV, novo estádio do Atlético-MG, terá capacidade para 45 mil espectadores. O terreno se encontra no bairro Califórnia, região Noroeste de Belo Horizonte, centralizada entre a Via Expressa, o Anel Rodoviário e BR-040.

Como infraestrutura de uso público, o projeto prevê Esplanada, Auditório, Lounge, Central de Segurança e Justiça, Creche, Unidade Básica de Saúde, além do ‘Instituto Galo’, destinado para o desenvolvimento e execução de projetos sociais, educação ambiental e esportes. O estacionamento será para aproximadamente 2.100 veículos.

A CTOC

As Câmaras Técnicas são colegiados formados a partir das instituições que compõem a Plenária do CBH Rio das Velhas. Elas refletem o modelo de organização paritário do Comitê e tem como finalidade discutir com o tempo e a dinâmica que julgam necessárias as discussões temáticas, técnicas e complexas.

A CTOC é responsável pela análise dos processos de outorga, assim como pela discussão das fórmulas e valores da cobrança pelo uso da água.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br