Boletim Informativo 21ª Edição (Novembro)

20/11/2019 - 12:51

A vigésima primeira edição do Boletim Informativo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) traz informações sobre o colegiado e de atividades que envolvem os Subcomitês e a bacia.

A edição destaca o lançamento do podcast ‘Momento Rio das Velhas’, que ampliará a comunicação na bacia. O primeiro programa trata da crise hídrica que assola a bacia desde setembro, em que o IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) declarou oficialmente situação crítica de escassez em parte do território – desde sua nascente, em Ouro Preto, até o município de Santo Hipólito, na Região Central de Minas. A medida implicou em restrição de uso nas 224 outorgas vigentes para captação de água superficial, em 43 municípios dos 51 da bacia.

Outro ponto importante da publicação é a proposta de “Modelagem Institucional Ótima para o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos em Minas Gerais” proposta pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam) ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), em que os 36 Comitês de Bacias Hidrográficas existentes em Minas Gerais são contrários à proposta.

A construção de um viveiro comunitário no distrito de Santo Antônio do Leite, em Ouro Preto, com mudas doadas pelo Comitê; projeto de capacitação de comunidade rural em Barra do Guaicuí ; e Curso de Formação de Conselheiros promovido pelo Subcomitê Ribeirão Arrudas são algumas das recentes atividades desenvolvidas pelo CBH Rio das Velhas.

A boletim traz também os impactos que o Rio Bicudo, afluente do Rio das Velhas, vem sofrendo desde a estiagem e a pressão que a lagoa de Vargem das Flores, em Contagem, vem recebendo com as propostas de mudanças no uso e ocupação do solo do município.


Confira a versão online do boletim e boa leitura:


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social