
Na última quarta-feira (16), os moradores da comunidade de Lagoa, na zona rural de Congonhas do Norte, no Médio-Baixo Velhas, participaram da cerimônia de entrega oficial das obras de soluções individuais para o tratamento de efluentes domésticos. O evento contou com a presença de representantes do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), Prefeitura Municipal e parceiros. O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores de Congonhas do Norte.
Como parte dos esforços para avançar na universalização dos serviços de saneamento na bacia do Rio das Velhas, o CBH Rio das Velhas, em parceria com o Subcomitê Rio Paraúna, e apoio da Agência Peixe Vivo, entregou novas ETEs para o tratamento individual de efluentes na zona rural. Foram instalados 34 Tanques de Evapotranspiração (TEVAPs), dois Biodigestores, uma BioETE e um Módulo Sanitário. Essas intervenções visam melhorar diretamente a qualidade de vida na área rural, além de contribuir de maneira significativa para a preservação e melhoria da qualidade da água na região e em toda a bacia do Rio das Velhas.
A implantação dos módulos individuais de tratamento de esgoto marcou uma mudança significativa na vida de Celso Martins de Carvalho, aposentado e produtor rural da comunidade de Lagoa. Com experiência na vigilância sanitária, ele sempre teve consciência da importância de cuidar do meio ambiente, mas, durante décadas, a única alternativa era recorrer às fossas comuns. “O único recurso que a gente tinha era abrir o buraco mesmo, a tal da fossa comum, pra poder jogar os dejetos”, relembra. Com a chegada das novas estações, Celso viu uma solução concreta surgir para um problema antigo. “É uma coisa que vem suprir e amenizar o sofrimento das pessoas também.”
Apesar dos benefícios evidentes, o início do projeto foi marcado por dúvidas e desconfiança. Isso porque, antes da execução das obras, é necessário um processo prévio de reuniões, visitas e explicações técnicas, o que demanda tempo e envolvimento da comunidade. “A princípio a gente nem acreditava. Participava das reuniões, mas ficava na dúvida”, relembra Celso. A mudança de percepção veio quando o CBH Rio das Velhas, junto aos parceiros, deu início às ações em campo. “Foi uma surpresa. A gente esperava uma coisa mais simples, mas veio algo muito mais tecnológico.” Para ele, o impacto foi imediato. “Toda a comunidade ficou satisfeita. Isso aí vai ficar pros filhos, pros netos…”, comemorou.
Veja mais fotos:
A presidenta do CBH Rio das Velhas, Poliana Valgas, destacou a importância da participação coletiva para o sucesso do projeto e agradeceu o engajamento local. “Em nome do Comitê e dos demais parceiros, agradecemos profundamente o envolvimento da comunidade e do poder público nesse trabalho. A região de Congonhas do Norte, onde passa o Rio Paraúna – um dos afluentes do Rio das Velhas -, é extremamente estratégica para que o rio chegue mais limpo e saudável à sua foz, no encontro com o Rio São Francisco. Cuidar dessa água é essencial para a saúde de toda a bacia”, afirmou.
O prefeito de Congonhas do Norte, Fabrício Aparecido Otoni, destacou a importância da obra de saneamento implantada na comunidade rural e agradeceu a parceria entre as instituições envolvidas. “Estamos aqui na comunidade da Lagoa, recebendo com muito carinho uma grande obra voltada para o saneamento rural, que trará mais qualidade de vida e conforto para os moradores. Além disso, a partir de agora, não vamos mais poluir os nossos córregos, que fazem parte da Bacia do Rio das Velhas”, afirmou.
O prefeito ainda fez questão de reconhecer o esforço coletivo que tornou o projeto possível. “Gostaria de agradecer a todas as empresas e a todos os envolvidos na execução desse excelente trabalho.”
Os sistemas implementados, como os Tanques de Evapotranspiração e Biodigestores, demonstram alta eficiência na redução dos efluentes domésticos no solo e nos lençóis freáticos. As obras foram realizadas entre setembro de 2024 e abril de 2025, com um investimento de aproximadamente R$ 840 mil, oriundos da Cobrança pelo uso da água na bacia.
Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves e Paulo Vilela